Marcando território: Onça-parda deixa marca em árvore no Parque do Desengano, reduto da espécie no estado

O registro foi feito nesta semana. O Parque do Desengano fica entre Campos, São Fidélis e Santa Maria Madalena

O SF Notícias já mostrou em outras ocasiões registros de onças-pardas ou de pegadas deixadas por elas no Parque Estadual do Desengano (PED). Dessa vez, uma delas deixou sua marca em uma árvore, mostrando que o PED ainda é seu reduto aqui no estado do Rio de Janeiro e que a unidade é conservada. A imagem foi feita nesta semana por um dos guardas-parque durante ações de pesquisa e instalação de câmeras, mas não iremos identificar o local.

Tem Instagram ❓❓ Siga o SF Notícias no Insta > @sfnoticias

Localizado entre os municípios de Campos dos Goytacazes, São Fidélis e Santa Maria Madalena, com 2.400 hectares de extensão e outros 22.400 de Zona de Amortecimento ao seu redor, área que ajuda a proteger o PED. O Parque é a unidade de conservação estadual mais antiga do Estado do Rio de Janeiro e se destaca, entre outros aspectos, por ser o último remanescente florestal de grande extensão na região Norte Fluminense. Assim como o Muriqui do Sul, uma espécie de primata endêmico da Mata Atlântica brasileira e símbolo do Parque do Desengano, a Onça-Parda também usa a unidade como seu reduto.

Em maio deste ano o SF Notícias mostrou um flagrante espetacular! Uma Onça-Parda foi flagrada (veja o vídeo abaixo) caminhado em um dos pontos do Parque. O animal, que é um macho adulto, ainda deita e rola na frente de uma das armadilhas fotográficas instaladas no Parque, com o objetivo de realizar o acompanhamento da fauna local.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress