Mais uma criança morre por febre maculosa em Campos; vítima tinha 7 anos

Essa é a segunda criança que morre diagnosticada com febre maculosa em Campos; ao todo, cinco pessoas morreram com a doença na região

A Secretaria de Saúde de Campos confirmou mais uma morte por febre maculosa no município. A vítima mais recente é uma criança de 7 anos, moradora da localidade de Coqueiro de Tocos, na Baixada Campista. A morte ocorreu no dia 29 de outubro, tendo confirmação laboratorial no final do mês passado, mas a informação só foi divulgada pela prefeitura nesta quarta.

Siga o SF Notícias no Instagram através do 👉 @sfnoticias

Só nos últimos meses Campos registrou quatro mortes por febre maculosa. Em setembro havia sido confirmada a morte de uma criança de 10 anos, moradora de Três Vendas. Já em novembro foram confirmadas as mortes de dois adultos, com idades de 56 e 70 anos, residentes nas localidades de Ciprião, na Baixada Campista, e no Novo Jockey. Outro município que registrou morte por febre maculosa na região foi Natividade, no Noroeste Fluminense.

ORIENTAÇÃO
Pessoas que morem em Local Provável de Infecção (LPI) devem usar macacão ou calça e camisa de mangas longas, de preferência na cor clara, facilitando a visualização de carrapatos, além disso, utilizem fita adesiva prendendo a bainha da calça ou macacão com a bota impedindo a entrada de carrapatos.

No caso de encontrar carrapato fixado à pele, não espremer com as unhas, para não se contaminar. O ideal é retirá-lo com calma, através de leves torções, com auxílio de uma pinça que deverá prender o aparelho bucal e não o corpo do carrapato.

SINTOMAS
Os principais sintomas da febre maculosa são febre alta, dores de cabeça intensas, dor muscular e articular, dor abdominal, diarreia e exantema. Eles costumam aparecer entre dois e 14 dias após a picada do carrapato infectado. Entre os animais que podem hospedar a bactéria estão cavalos, capivaras, marsupiais (gambá) e cães que circulam em região com infestação e transportando o carrapato estrela infectado.

O tempo entre a picada e o início dos primeiros sintomas varia de 2 a 14 dias, com média de sete dias. Quando não tratada, a letalidade da doença pode passar de 80%. Portanto, se houver contato com carrapatos e se apresentar algum dos sintomas descritos, deve-se procurar imediatamente atendimento médico, mencionando ao médico tal contato.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress