Mais um cachorro-do-mato morre ao ser atropelado na RJ-116

Só neste ano, segundo levantamento da ONG SOS Vida Silvestre, 16 cachorros-do-mato morreram atropelados na rodovia

Mais um cachorro-do-mato morreu ao ser atropelado por um veículo na RJ-116, na Região Serrana do Rio. O animal, que é uma fêmea adulta, foi encontrado morto às margens do km 75, em Nova Friburgo.

Tem Instagram ❓❓ Siga o SF Notícias no Insta > @sfnoticias

O animal foi recolhido pela equipe da ONG SOS Vida Silvestre, que faz um trabalho junto à concessionária que administra a rodovia com medidas de mitigação, campanhas de educação ambiental, colocação de telas, sinalização e outras medidas para que cenas como essa não venham a se repetir.

Segundo o biólogo Francis Leandro, presidente da ONG SOS Vida Silvestre, só neste ano foram registradas 16 mortes de cachorro-do-mato por atropelamento no trecho sob jurisdição da Rota 116, que administra o trecho entre Itaboraí-Nova Friburgo-Macuco.

“É um animal onívoro, importante na cadeia alimentar, se alimenta de frutas, insetos, cobras; ele também é predado pela onça-parda. É uma espécie de suma importância na cadeia alimentar “, disse o biólogo.

“Essa morte traz um grande impacto. Você está levando aí a extinção ou próximo a extinção da espécie na região, devido à dificuldade dessa espécie estar reproduzindo em vida livre. Você perde uma fêmea adulta que poderia estar fazendo toda parte de reprodução naquele perímetro já é um grande impacto. Às vezes naquela região [onde aconteceu o atropelamento] a espécie deixa de existir”, concluiu o biólogo.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress