Mais segurança na região: Polícia Militar expande programa patrulha rural para o Noroeste Fluminense

Atualmente o programa, que foi lançado pelo 8º BPM, atende os municípios de São Francisco de Itabapoana, São Fidélis, Campos e São João da Barra.

Mais segurança para a nossa região. Após o sucesso em municípios do Norte Fluminense, o Programa Patrulha Rural, que visa proporcionar maior sensação de segurança e evitar crimes em ambientes rurais, será estendido para municípios do Noroeste Fluminense.

Atualmente o programa, que foi lançado pelo 8º BPM, atende os municípios de São Francisco de Itabapoana, São Fidélis, Campos e São João da Barra. Policiais lotados no 29º e 36º BPM, que atendem municípios do Noroeste Fluminense, passaram por treinamentos em Campos.

Siga o SF Notícias no Instagram @sfnoticias

Eles foram capacitados para atuar junto à Patrulha Rural, e durante o curso, receberam instruções de primeiros socorros e abordagem policial, além de legislação de transporte de animais, polícia de proximidade, entre outros. O principal objetivo da Secretaria de Estado de Polícia Militar é o aperfeiçoamento e a especialização dos agentes que atuam nas áreas rurais, buscando sempre o melhor atendimento à população local, bem como a redução dos índices criminais dessas regiões.

continua após a imagem

Em São Francisco de Itabapoana, houve uma redução de 59% do número de furtos em propriedades rurais num período de um ano, após a implantação do programa. Nos outros três municípios (Campos dos Goytacazes, São Fidélis e São João da Barra), esse indicador sofreu uma queda de 33%, num comparativo entre o segundo trimestre deste ano e o mesmo período do ano passado.

Nos quatro municípios contemplados pelo programa até agora, há 875 propriedades rurais cadastradas – 500 em São Francisco de Itabapoana, 127 na região de São João da Barra/Baixada Campista, 135 na região Sul de Campos dos Goytacazes e 133 em São Fidélis. Cada propriedade cadastrada recebe um código de identificação, fixado em uma placa na entrada do imóvel, com coordenadas geodésicas de alta precisão com acesso das informações através de aplicativos de localização, facilitando tanto a comunicação de eventuais crimes à PM quanto a localização e prisão dos criminosos.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress