Mais duas pessoas morrem com febre maculosa em Campos; ao todo, 4 pessoas morreram na região

Quatro pessoas morreram diagnosticadas com febre maculosa e outros quatro casos foram confirmados nos últimos meses em cidades da região

A Prefeitura de Campos confirmou, nesta segunda-feira (07), mais duas mortes por febre maculosa no município. As vítimas são dois adultos com 56 e 70 anos. As mortes ocorreram nas localidades de Ciprião, na Baixada Campista, e no Novo Jockey. Lá em setembro a prefeitura havia confirmado a morte de uma criança, um menino de 10 anos, morador de Três Vendas, também por febre maculosa.

Siga o SF Notícias no Instagram através do 👉 @sfnoticias

Ainda em setembro, a Secretaria de Estado de Saúde, por meio da Subsecretaria de Vigilância e Atenção Primária à Saúde (SUBVAPS), confirmou cinco casos de febre maculosa em cidades da região, entre eles, uma morte.

  • Três em Itaperuna
  • Um em Porciúncula
  • Um em Natividade (caso que evoluiu para óbito)

SINTOMAS
Os principais sintomas da febre maculosa são febre alta, dores de cabeça intensas, dor muscular e articular, dor abdominal, diarreia e exantema. Eles costumam aparecer entre dois e 14 dias após a picada do carrapato infectado. Entre os animais que podem hospedar a bactéria estão cavalos, capivaras, marsupiais (gambá) e cães que circulam em região com infestação e transportando o carrapato estrela infectado.

O tempo entre a picada e o início dos primeiros sintomas varia de 2 a 14 dias, com média de sete dias. Quando não tratada, a letalidade da doença pode passar de 80%. Portanto, se houver contato com carrapatos e se apresentar algum dos sintomas descritos, deve-se procurar imediatamente atendimento médico, mencionando ao médico tal contato.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress