Madalena sedia edição online do Festival Intermunicipal de Poesia nas escolas

Evento virtual também reunirá estudantes de Cordeiro, Macuco, São Sebastião Alto e outras cidades; alunos vão enviar textos e vídeos de poesias
Imagens da 7ª edição do evento

O município de Santa Maria Madalena, na Região Serrana do Rio, vai sediar o 8º Festival Intermunicipal de Poesia nas Escolas, que este ano, devido à pandemia de Covid-19, acontecerá de forma virtual. O evento é realizado pela Secretaria Municipal de Educação, com apoio dos organizadores, Carlos Henrique Castro – escritor e idealizador do projeto – e Alex Sandro Oliveira – coautor e coordenador do festival, que também acontece em Minas Gerais, 6ª edição, e no Espírito Santo, na 3ª edição. “Madalena é o município que mais apoio tem dado ao evento intermunicipal de Poesia nas Escolas. Antes da pandemia, todos os anos, os alunos poetas madalenenses têm participado e feito participações especiais nos três Estados onde o evento se desenvolve. Com o apoio da Secretaria de Educação, da Casa da Cultura e da Prefeitura três ônibus partem cheios de alunos poetas” – destaca Alex Sandro Oliveira. Além do apoio, há também uma participação ativa das autoridades madalenenses como jurados nos eventos dos estados vizinhos. (continua após a publicidade)

De acordo com o coordenador do festival, os organizadores fazem o convite aos municípios, e estes desenvolvem os trabalhos de poesia. Cada município participante enviará duas poesias e dois vídeos: uma de turmas do 5º ao 7º ano e uma do 8º à última série do Ensino Médio. Todas as poesias e vídeos foram feitos em casa e enviados por WhatsApp. “Os alunos, através de cada escola, recebem a proposta, com tema livre ou o professor/escola podem sugerir um tema. Esses alunos fazem uma poesia e gravam o vídeo, que são enviados para a Secretaria de Educação de cada município selecionar. Nessa final, vão participar dois vídeos e duas poesias de cada município” – explica Alex Sandro. (continua após a publicidade)

Este ano, Cordeiro, Macuco, São Sebastião do Alto, Carapebus, Sapucaia e Teresópolis estão participando. Haverá certificado de participação para todos os alunos e de classificação para os três primeiros colocados. O evento será transmitido por live no Facebook no dia 11 de outubro. “Eventos assim permitem que alunos artistas continuem a produzir, a mostrar seu talento, mesmo sem poder sair de suas casas. Eles ficam no isolamento social, mas não na solidão, pois sua arte, no caso, a poesia vai através da internet onde eles não podem ir no momento” – disse o professor e coordenador do evento, destacando a importância do mesmo. Siga a página do festival clicando AQUI.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress