Macaco aparece no centro de Itaocara e vira atração na cidade

 

Um  macaco da espécie bugio está atraindo a atenção de moradores de Itaocara desde a semana passada. O animal já subiu em postes e árvores de diversos pontos da cidade, mas atualmente permanece em uma mangueira próxima a Delegacia Legal, no centro do município.

Moradores chegaram a colocar bananas nos galhos da árvore para que o primata se alimentasse. De acordo com o gestor do Parque Estadual do Desengano, Carlos Dário, essa espécie vive em grupos, e o bugio que está atraindo olhares da população pode ter sido expulso de um.

Segundo o gestor, o animal aparenta ser um macho jovem e assim que for capturado pelos policiais ambientais será levado para o Parque do Desengano, onde passará por uma avaliação e lhe será dada a destinação correta.

wertyuiopkpop
Fotos: ItaocaraRj.com.br / Vídeo : Folha Itaocarense

Sobre a migração do animal para o meio urbano, Dário conclui que a espécie ainda existe pela região e que o homem está invadindo cada vez mais o espaço da natureza, destruindo o habitat dos animais.

A espécie bugio está entre os maiores primatas neotropicais, podendo atingir até 9 kg de peso e até 75cm de comprimento. Vive em bandos de três a doze indivíduos, de ambos os sexos e várias idades, chefiados por um macho adulto. Pouco se sabe sobre seu tempo de vida pois os bugios não se adaptam bem ao cativeiro.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress