Lula veta projeto que classifica Aperibé, Cambuci, Itaocara, Itaperuna, Pádua e São Fidélis como semiárido

Projeto de Lei 1.440/2019 reconhece 22 municípios do Norte e Noroeste do Rio como áreas de semiárido

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vetou integralmente o projeto que permitiria o benefício Garantia-Safra a 22 municípios do estado do Rio de Janeiro por meio de sua inclusão como região do semiárido.

O programa oferece R$ 1.200 às famílias de agricultores de baixa renda afetadas pela seca ou pelo excesso de chuvas. De acordo com o governo, faltam estudos técnicos para classificar a região como semiárida e estimativas de impacto orçamentário.

O Projeto de Lei 1.440/2019 reconhecendo 22 municípios do Norte e Noroeste do Rio como áreas de semiárido foi aprovado pelo Senado em julho. Na justificação do projeto, argumenta-se que os municípios em questão integram a Mesorregião Geográfica Norte e Noroeste do RJ, que possui características climáticas transitórias e entraves para a produção agrícola, com pouca chuva, o que afeta as atividades agrícolas.

O projeto determina que será considerada como área de semiárido os municípios de Italva, Cardoso Moreira, Campos dos Goytacazes, São João da Barra, São Fidélis, São Francisco de Itabapoana, Porciúncula, Natividade, Laje do Muriaé, Itaperuna, Bom Jesus do Itabapoana, Varre-Sai, São José de Ubá, Miracema, Itaocara, Cambuci, Aperibé, Santo Antônio de Pádua, Carapebus, Conceição do Macabu, Macaé e Quissamã.

Prefeitos, deputados, sindicatos e outras entidades do estado do Rio, como a Associação Fluminense dos Plantadores de Cana (ASFLUCAN) e a Cooperativa Agroindustrial do Rio de Janeiro (COAGRO), estão se mobilizando para tentar derrubar o veto no Congresso Nacional.