Livro que traz o SF Notícias como um dos objetos de estudo será lançado nesta quarta em Campos

"O negócio da mídia no interior", de Jacqueline Deolindo, analisa a localização, estrutura de mercado, conduta empresarial e desempenho social e financeiro de jornais diários e sites de notícias
Fotos: Reprodução/ Redes Sociais

Em 2015, o SF Notícias foi um dos veículos de comunicação do interior do Rio escolhido como objeto de estudo da tese de doutorado “Espacialidade e Economia da Mídia do Interior Fluminense”, defendida pela doutora em Comunicação, jornalista e professora, Jacqueline Deolindo, em julho de 2016.

A tese deu origem ao livro “O negócio da mídia no interior”, que será lançado nesta quarta-feira (13/03), às 20h, na sede da Associação de Imprensa Campista (AIC), localizada no Centro de Campos. Segundo Jacqueline Deolindo, ele traz uma análise da localização, da estrutura de mercado, da conduta empresarial e do desempenho social e financeiro dos jornais diários e sites de notícias que funcionam fora da Região Metropolitana do Rio.

Em diferentes fases da pesquisa, Deolindo visitou e entrevistou gestores de 20 jornais diários impressos e sites de notícias, entre eles o SF Notícias, em 14 cidades de diversas regiões do estado do Rio. Ela relata que o SF Notícias foi uma das mídias escolhidas, porque além de ter produção própria de notícias com atualização diária e auto sustentação financeira, presta um serviço muito sério e relevante para as comunidades onde atua.

Localização das mídias pesquisadas. Foto: Divulgação

Um dos objetivos da doutora em Comunicação ao defender a tese, era ajudar não apenas o interior a se conhecer melhor, como também anunciantes, poderes públicos e estudiosos dos grandes centros a descobrirem a riqueza do trabalho que é feito nessas pequenas e médias cidades quando o assunto é notícia. Ela conta que considerou transformar a tese em livro em 2017, após receber a proposta de uma editora especializada.

“Depois da pesquisa feita e da tese defendida, tudo o que queremos e descansar daquele trabalho, que é muito exigente. Só que, logo depois, recebi a proposta de adaptar a tese para livro por uma editora especializada, a Appris, de Curitiba. Aceitei os termos e comecei a adaptação. As mudanças não foram tantas, até porque, como sou jornalista, minha linguagem é bem simples, mesmo para trabalhos acadêmicos. Mesmo assim, reorganizei alguns capítulos, simplifiquei algumas partes, reduzi o número de gráficos (porque, caso contrário, o livro ficaria imenso) e convidei minha orientadora do doutorado, a Profa. Dra. Sonia Virgínia Moreira, para fazer o prefácio, que é um tipo de apresentação à obra” – explica.

Ela revela ainda que no livro, os leitores poderão perceber, através da fundamentação teórica que sustenta o trabalho, que a forma como a mídia do interior se comporta não é muito diferente da grande mídia e da mídia do exterior. Ainda sobre a escolha do SF Notícias para o estudo, Deolindo diz ser muito grata ao site e ressalta a importância que ele tem na sociedade.

“Foi um dos primeiros que visitei. Meu critério de escolha dos sites de notícias a serem visitados foi que tivessem departamento jornalístico, departamento comercial, ambos em funcionamento, ainda que fossem operados por uma só pessoa, e que o site tivesse mais de um ano de funcionamento. Queria saber como eles se sustentavam financeiramente, com produziam suas notícias, como distribuíam essas notícias por seus canais diversos, por exemplo, nas redes sociais. Poder observar o SF Notícias foi uma experiência incrível e posso dizer que vocês fazem um trabalho muito relevante na cidade, oferecendo notícias diárias e sendo uma referência. Vocês, assim como outros sites de cidades pequenas, sem jornalismo diário impresso, sem uma TV local etc, estão inovando na forma de fornecer informação local para os cidadãos” – finalizou.

Nossa história

Desde 2011, o SF Notícias atua de forma séria e imparcial, levando informação de qualidade aos leitores, mostrando os fatos relevantes para a sociedade. Reconhecido pela sua credibilidade e independência, já que não possui vínculos com qualquer esfera governamental, conquistou a confiança da população de mais de 15 municípios do Norte, Noroeste Fluminense, e da Região Serrana.

 

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress