Livro digital com textos sobre a vida e obra de Euclides da Cunha será lançado em Cantagalo

Proposta do e-book é manter acesa a chama Euclidiana no município e no Brasil afora; Lançamento acontece neste sábado (11)
José Augusto Huguenin e Matheus Arruda

Será lançado neste sábado (11/05) em Cantagalo, um e-book – livro digital – que reúne ensaios, poesias, trovas e textos em prosa sobre a vida e obra do cantagalense Euclides da Cunha. Eles foram reunidos pelo escritor, professor e doutor em física, José Augusto Huguenin e pelo Assessor de Cultura, bacharel em Direito e estudante de História, Matheus Lucas de Arruda Camara.

O trabalho denominado “Escritos Euclidianos” conta com textos de diversos euclidianistas cantagalenses, entre eles a ex-diretora da Casa de Euclides da Cunha, Erenita Pietrani, as professoras Fabiana Corrêa, Anabelle Loivos e dos membros do GEAC, da Juventude Euclidiana Cantagalense, além das trovas de personalidades como Amélia Thomás, Edmo Lutterback e Ruth Farah e poesias reunidas do último Festival de Poesia Falada 2018 promovido no município.

Capa do e-book

O livro possui 118 páginas e conta com o apoio da Academia Volta-redondense de letras, da qual o professor José Augusto Huguenin é membro. A diagramação é do irmão do escritor, João Paulo Oliveira Huguenin. O material ficará disponível no site da Prefeitura de Cantagalo e da Academia Volta-redondense de Letras para acesso gratuito ao público.

Matheus Arruda conta que a Juventude Euclidiana foi fundada em 2011 por Igor Ferreira dos Santos, Matheus Muniz Guzzo, Emmanuel Ribeiro, Amanda Belo e por ele, com o objetivo de passar a vida e obra de Euclides de uma forma mais acessível, a mesma proposta do e-book.

Casa-Museu em Cantagalo

“O e-book, de certa forma, facilita o aprendizado da vida e obra de Euclides. Tem muitos cantagalenses que escreveram textos. Ao ver estes nomes, a pessoa se identifica, e se interessa pela leitura” – afirmou o jovem. “Poder organizar junto a diversos autores este livro é uma oportunidade ímpar de manter a chama Euclidiana acesa em nosso município e no Brasil afora. A gente tem muito a agradecer a todos aqueles que proporcionaram estes belos textos reflexivos à figura do Euclides, que diga-se de passagem é o homenageado pela feira internacional de Paraty neste ano de 2019” – declarou.

O projeto visa organizar uma série de livros com textos em diversos gêneros sobre Euclides da Cunha. O lançamento será neste sábado (11) e contará com sarau e declamação, a partir das 19h na Casa de Euclides da Cunha, localizada na Rua Maria Zulmira Torres, no Centro de Cantagalo. O evento é aberto ao público.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress