Levantamento aponta alto índice de infestação do Aedes em Campos

No primeiro quadrimestre do ano já foram registrados mais de 2,6 mil casos de chikungunya na cidade
Após uma semana de levantamento de dados em 104 bairros de Campos, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) constatou que o índice médio de infestação do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika é de 4.4%, considerado de alto risco. Este foi o segundo Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) registrado na cidade neste ano.
No primeiro levantamento de 2019, em fevereiro, o índice foi de 1.2%, de médio risco. Segundo o CCZ, a maior parte dos focos do mosquito encontrada durante o LIRAa, estava dentro de residências habitadas e em quintais, por isso, é fundamental a participação da população reforçando as ações do poder público.
Nesta quarta o CCZ irá decidir a programação dos mutirões a serem realizados nos bairros mais críticos. De acordo com o coordenador municipal de Combate a Endemias do CCZ, Claudemir Barcelos, na sexta (17) será realizado um grande mutirão no distrito de Travessão, área com maior número de pessoas infectadas com a chikungunya.
A proposta é realizar uma verdadeira ofensiva contra os focos de Aedes aegypti, mobilizando, além dos órgãos municipais, também entidades civis, como foi anunciado recentemente pelo secretário de Saúde, Abdu Neme. A intenção é baixar, o mais rápido possível, os números de casos de chikungunya, que no primeiro quadrimestre, ultrapassaram 2,6 mil.
“Estamos confiantes de que, com os novos mutirões e a participação maciça da população, vamos atingir nossos objetivos. É de grande importância ressaltarmos que, pela estatística do último LIRAa, a maior parte dos focos do Aedes contabilizados foram encontrados dentro de residências habitadas, portanto temos de intensificar a vigilância dentro das nossas residências. Sempre bom ressaltar que a participação da comunidade é importantíssima, porque o mosquito está dentro das residências e nos quintais. A ajuda de cada cidadão é super importante nesse momento” — afirma o diretor do CCZ, Marcelo Sales, ressaltando que é fundamental que a população não descarte lixo e entulhos em terrenos e vias públicas.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress