Lei estadual confere o título de “Cidade Exposição” a Cordeiro

 

Fotos: Reprodução / Arquivo
Fotos: Reprodução / Arquivo

O governador em exercício, Francisco Dornelles, sancionou na última quarta (25) a Lei Estadual 7.285/2016, que confere ao município de Cordeiro o título de “Cidade Exposição”. A iniciativa partiu de um projeto de lei do deputado estadual Thiago Pampolha e a lei definitiva foi publicada na edição desta segunda (30) do Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro.

A exposição de Cordeiro deu origem à emancipação da cidade e surgiu de um projeto das principais autoridades estaduais e federais do setor pecuário em 1921, com objetivo de marcar época e servir de vitrine para todo o país, já que o centenário da Independência do Brasil se aproximava. A Vila de Cordeiro foi escolhida para sediar a primeira Exposição de Gado e Produtos Derivados, que foi inaugurada no dia 4 de maio de 1921, pelo presidente da República, Epitácio Pessoa, e o presidente do Estado, Raul Veiga.

A Expo Cordeiro acompanhou as mudanças culturais, sociais e econômicas, mas nunca perdeu a sua grandeza e o seu lugar na história. Atualmente, há vários eventos paralelos na feira, como a Expo Moda, o Concurso da Rainha, a Expo Arte, a Tenda Literária, a Expo Artesanato e a Tenda Cultural.

O prefeito Leandro Monteiro afirmou que o reconhecimento estadual é muito importante, pois a feira que deu origem ao famoso codinome movimenta a economia local e regional, cria uma expectativa positiva nas pessoas e é motivo de orgulho para o povo cordeirense. “Estamos ainda mais orgulhosos depois da lei estadual. Não há como negar que poucos eventos têm o charme, a importância e o glamour da Expo Cordeiro”, comemora.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress