Justiça Eleitoral fluminense inicia convocação de mesários

CARTÓRIO ELEITORAL 1
Fotos: SF Notícias

Os 249 cartórios eleitorais do Estado iniciaram, nessa segunda-feira (13), a convocação de mesários para o primeiro e eventual segundo turnos das Eleições 2016. Os interessados em atuar como mesários voluntários nas eleições de outubro ainda podem se inscrever pelo site do TRE-RJ ou pessoalmente em seu cartório eleitoral. Além de exercer um relevante trabalho de cidadania, contribuindo para a democracia do país, o mesário tem vários benefícios pela sua atuação no processo eleitoral.

Quem trabalhar como mesário terá direito a folga no serviço (público ou privado) pelo dobro de dias de convocação, sem prejuízo do salário, vencimento ou qualquer outra vantagem. Ainda, estudantes de universidades conveniadas com o TRE-RJ poderão ganhar até 80 horas de atividades complementares (“horas HAC”) se trabalharem como mesários. O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) já firmou convênio com 41 instituições de ensino superior para concessão do benefício. Outro benefício para os mesários é a preferência no desempate em concurso público, quando previsto no edital.

Não poderão se inscrever como mesários os candidatos e seus parentes, ainda que por afinidade, até o segundo grau, inclusive, e o cônjuge; os membros de diretórios de partidos que exerçam função executiva; as autoridades e os agentes policiais, bem como os funcionários no desempenho de cargo de confiança no Poder Executivo; os que pertençam ao serviço eleitoral e os eleitores menores de 18 anos.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress