“Junho Vermelho”: Unidade Móvel vai coletar doações de sangue em Campos, Itaocara e outras cidades

Coleta itinerante de sangue começa hoje (10) na Praça do Santíssimo Salvador, em Campos

Durante todo o mês de junho os hemocentros de todo país estarão engajados na campanha “Junho Vermelho”, que busca ressaltar a importância da doação de sangue. O Hemocentro Regional de Campos (HRC) programou para este período, iniciando nesta segunda (10), a coleta itinerante de sangue, começando pela Praça do Santíssimo Salvador, das 8h às 15h.

Até o fim do mês a Unidade Móvel de Coleta de Sangue vai passar por outros pontos de Campos e também outras cidades. Na sexta (14) ela estará na Praça Toledo Piza, em Itaocara. No sábado (15) a unidade estará em frente a uma academia na Rua Cons. José Fernandes, 529, no Centro de Campos. No próximo dia 18, os moradores de Quissamã poderão doar em frente à Paróquia N. Sra. Desterro.

No dia 25 a unidade estará novamente em Campos, no Cietec, e no dia 27, no Porto do Açu em São João da Barra. A programação será encerrada no dia 29, com coleta em frente a Igreja Adventista do Sétimo Dia, também em Campos.

Há bastante tempo o HRC – que abastece não só Campos, mas também cidades vizinhas – vem sofrendo com a queda de doações, o que tem afetado as cirurgias eletivas. O estoque de sangue, que vem se mantendo crítico há várias semanas, está sendo direcionado apenas aos casos de emergência. Cerca de 20 pessoas, ou menos, têm ido ao banco de sangue, diariamente. Número insuficiente para atender à demanda.

Para doar é preciso levar documento oficial com foto, estar bem de saúde, ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg, não estar em jejum, evitar alimentos gordurosos e derivados de leite nas três horas que antecedem a doação, não fumar duas horas antes de doar e não ingerir bebida alcoólica nas últimas 12h.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress