Julho termina com onda de frio intensa e risco de geada na Região Serrana do Rio

Grande e forte frente fria avança nesta última semana de julho e virá associada a uma massa de ar frio de origem polar muito forte, possivelmente a mais forte deste ano até agora

O mês de julho se despende com frio muito intenso, temperaturas negativas, muita geada e novamente a chance de neve no Sul do país, e por mais de um dia consecutivo. Tudo isso é consequência de uma grande e forte frente fria que avança na última semana de julho, que virá associada a uma massa de ar frio de origem polar muito forte, possivelmente a mais forte deste ano até agora, e a um ciclone extratropical, que será importante para a ocorrência da neve e de outras precipitações de inverno, segundo a Climatempo.

Tem Instagram ❓❓ Siga o SF Notícias no Insta > @sfnoticias

Durante os dias 28 e 29 de julho, a frente fria avança sobre os estados do Sudeste e do Centro-Oeste, mas a chuva será em poucas áreas de alguns estados. O ar frio de origem polar entra mais forte sobre o Brasil causando queda de temperatura mais intensa no Sul, em muitas áreas do Sudeste e do Centro-Oeste e chegando a Rondônia, Acre e ao sul do Amazonas. Para a maioria das áreas do Brasil que serão influenciadas por esta forte massa de ar de origem polar, o pico do frio acontece nos dias 29 e 30 de julho, quinta e sexta-feira, quando se espera as mais baixas temperaturas no país, dentro dos dias de atuação desta onda de frio. É fato que esta onda de frio será tão intensa quanto a observada entre os dias 19 e 21 de julho de 2021.

O resfriamento sobre os estados da Região Sul, em São Paulo e em Mato Grosso do Sul, em áreas do centro-sul do Rio de Janeiro, centro-sul de Minas Gerais, Triângulo Mineiro, sul de Goiás, sul e oeste de Mato Grosso será intenso. Além da baixa temperatura, a sensação térmica de frio será aumentada pela ação de ventos moderados. “A sequência de dias gelados poderá causar, direta ou indiretamente, a morte de pessoas em situação vulnerável e de moradores de rua, quer por hipotermia ou uso de aquecedores inadequados, fogareiros, pequenas fogueiras à base de algum combustível. Atenção especial com as pessoas idosas e crianças” – alerta a Climatempo.

A geada volta a se formar nos estados do Sul, em São Paulo, em Mato Grosso do Sul, no Sul de Minas e também há condições para geada no Sul do Rio de janeiro e na Região Serrana fluminense. Resumindo, o estado do Rio terá uma sequência de dias com temperatura baixa e sensação térmica de frio, geada, vento moderado a forte; temperatura negativa (parque nacional do Itatiaia), mar muito agitado e ressaca forte, e chuva moderada.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress