Em reunião realizada nesta terça-feira (06/02), a juíza titular de Natividade e Varre-Sai, Leidejane Chieza, anunciou as regras para o Carnaval nas duas cidades. Uma das maiores preocupações foi quanto a segurança de crianças e jovens durante a festa.
A juíza se reuniu com representantes de bares e restaurantes dos dois municípios e esclareceu dúvidas quanto a proibição da venda ou distribuição de bebidas alcoólicas aos menores. Ela ressaltou que é crime vender qualquer bebida alcoólica para menores e que é responsabilidade do comerciante saber para quem está vendendo.
“Mesmo que seja um pai, uma mãe ou algum responsável que compre a bebida e ofereça ao jovem, é papel do vendedor acionar os órgãos responsáveis, desde o Conselho Tutelar até a Polícia Militar, ou ainda fazer uma denúncia pelo Disque-Denúncia”, explicou.
A juíza informou também que durante o carnaval crianças e jovens sem os pais ou responsáveis não poderão circular pelas ruas de Natividade e Varre-Sai após a meia-noite. Caso ocorra, os conselheiros tutelares estão orientados a questioná-los sobre sua presença nas ruas em horário tão tarde, acionar os pais e, dependendo do caso, responsabilizá-los.
“Como são municípios pequenos, não há uma programação cultural até tarde, então não tem motivo de criança andar sozinha ou mesmo em grupo pelas ruas” – afirmou.
Outra proibição foi o som alto a partir das 2h da manhã, durante o carnaval. Os estabelecimentos ou carros terão que desligar os aparelhos. Representantes do Ministério Público, Polícias Civil e Militar, Conselho Tutelar, e das guardas municipais de Natividade e Varre-Sai também participaram da reunião.