Itaperuna registra mais de 2 mil raios e morador filma um deles

Desde a última sexta-feira (03) mais de 23.900 raios atingiram o solo em cidades da região.

Desde a última sexta-feira (03) cidades da região vêm sendo atingidas por temporais. Em algumas cidades as fortes chuvas vieram acompanhadas de rajadas de vento e alta atividade elétrica (descargas atmosféricas), o popular raio.

Siga o SF Notícias no Instagram através do 👉 @sfnoticias

Itaperuna, maior cidade do Noroeste Fluminense, foi um dos locais com maior registro de raios durante as chuvas de terça (07) e quarta-feira (08). A pedido do SF Notícias, o levantamento feito pelo Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), mostra que mais de 2 mil raios foram registrados em Itaperuna.

Na terça-feira (07) foram 165 raios nuvem-solo (NS), aqueles que atingiram o solo, e 254 raios intra-nuvem (IN), aqueles entre as nuvens. Já na quarta foram registrados 427 raios NS e 1.157 raios IN. Um desses raios (foto capa) foi registrado pelas lentes do Thayson Mourão, morador de Itaperuna, na localidade de Itamaracá.

A Enel Distribuição Rio, concessionária responsável pelo fornecimento de energia elétrica em 66 cidades do interior do estado do Rio contabilizou, desde a última sexta-feira (3), por meio do serviço contratado de Monitoramento Climático da Climatempo, 23.950 raios nuvem-solo (que atingem a terra) em toda a sua área de concessão.

A distribuidora disse que as ocorrências dos últimos dias ocasionaram diversos danos na rede elétrica, sendo 1.167 ocorrências decorrentes de árvores tombadas e galhos e 662 por descargas atmosféricas até o momento. A queda das árvores também ocasionou danos em 108 postes da rede elétrica da companhia.

Veja abaixo ou em nosso Instagram do momento do registro através do link @sfnoticias

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress