Italva entre os municípios com surto de febre Chicungunya

dengue
A Chikungunya é transmitida pelo Aedes aegypti

Italva é um dos seis municípios que estão com surto de febre Chicungunya. Em nota enviada ao SFnotícias, a Subsecretaria de Vigilância em Saúde (SVS) informou que em 2016, foram notificados 235 casos suspeitos de febre Chikungunya em todo o Estado do Rio, sendo 26 confirmados.

Segundo a subsecretaria, assim como o Zika vírus, o vírus da febre Chikungunya é um vírus novo, sem histórico de transmissão no Estado do Rio até então. Portanto, a simples ocorrência de casos em determinada localidade já configura um surto da doença. Desta forma, é possível afirmar que há início de surto de Chikungunya, uma vez que SVS identificou que já existe a transmissão da doença dentro do Estado, os chamados casos autóctones.

Anteriormente, os casos identificados eram casos “importados”, ou seja, de pessoas que na época tinham viajado para regiões onde já havia a circulação do vírus. A Secretaria de Estado de Saúde reforça que a melhor forma de prevenção é o combate ao vetor, ou seja, a eliminação dos focos e possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, que transmite dengue, Chikungunya e Zika.

Além de Italva, os municípios de Araruama, Rio de Janeiro, Nilópolis, Nova Iguaçu e Paraíba do Sul, estão com surto de febre Chicungunya. Em nota divulgada para imprensa, a secretaria municipal de Nova Iguaçu informou que há 71 casos suspeitos de febre Chicungunya na cidade e um deles confirmado.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress