Ipuca celebra dia de São Sebastião, padroeiro do distrito fidelense

igreja de sao sebastião
Fotos: reprodução

Assim como em algumas cidades do estado, São Sebastião também é padroeiro da Ipuca, 2º distrito de São Fidélis.

Na noite de hoje será realizada uma missa e uma procissão em volta da igreja. Outras festividades devem aconteceu no final de semana.

São Sebastião foi soldado. Ele chegou em Roma através de caravanas de migração. De acordo com Actos apócrifos, atribuídos a Santo Ambrósio de Milão, Sebastião era um soldado que teria se alistado no exército romano com a única intenção de afirmar o coração dos cristãos, enfraquecido diante das torturas.

Por volta de 286, a sua conduta branda para com os prisioneiros cristãos levou o imperador a julgá-lo sumariamente como traidor, tendo ordenado a sua execução por meio de flechas (que se tornaram símbolo constante na sua iconografia). Foi dado como morto e atirado no rio, porém, Sebastião não havia falecido. Encontrado e socorrido por Irene (Santa Irene), apresentou-se novamente diante de Diocleciano, que ordenou então que ele fosse espancado até a morte. Seu corpo foi jogado no esgoto público de Roma. Luciana (Santa Luciana, cujo dia é comemorado a 30 de Junho) resgatou seu corpo, limpou-o, e sepultou-o nas catacumba.

Além do distrito de Ipuca, São Sebastião também é padroeiro das localidades de Tabua, Ponto, e Alecrim, zona rural do município.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress