Inscrições para Processo Seletivo e Vestibular do IFF terminam na segunda-feira (12)

Inscrições são gratuitas e permanecem as novas formas de ingresso, por sorteio e nota do Enem. Há oportunidades em Campos, Cambuci, Pádua, Cordeiro, Itaperuna, entre outras cidades da região

Os interessados em ingressar em Cursos Técnicos de Nível Médio e Cursos de Graduação 2021 – 1º Semestre do Instituto Federal Fluminense (IFF) devem ficar atentos ao prazo de inscrição, que termina nesta segunda-feira (12/04). Devido à pandemia da Covid-19, estas seleções continuarão com formas diferenciadas de ingresso – conforme ocorreu no Processo Seletivo e no Vestibular 2020 – 2° Semestre. A seleção e a classificação dos candidatos do Processo Seletivo para Cursos Técnicos serão realizadas por meio de um sorteio público eletrônico, auditado e transparente, transmitido ao vivo pelo canal IFFTube. Já o Concurso Vestibular utilizará a nota dos últimos três anos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como forma de ingresso, cabendo ao candidato escolher o ano a ser considerado – 2018 ou 2019 ou 2020.

Ao todo, estão sendo disponibilizadas 3.402 vagas em diversos cursos dos campi do IFFluminense, para o 1° semestre letivo de 2021. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas online, no Portal de Seleções, em www.selecoes.iff.edu.br, ou diretamente no Portal de Inscrições, em www.inscricoes.iff.edu.br até às 22h do dia 12 de abril. São ofertadas 2.595 vagas para o 1º semestre letivo de 2021 em Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio, Concomitantes e Subsequentes nos Campi Avançados Cambuci, Maricá e São João da Barra e nos Campi Bom Jesus do Itabapoana, Cabo Frio, Campos Centro, Campos Guarus, Itaperuna, Macaé, Quissamã, Santo Antônio de Pádua e Unidade de Formação de Cordeiro. Os cursos são: Agropecuária, Meio Ambiente, Alimentos, Hospedagem, Cozinha, Edificações, Construção Naval, Petróleo e Gás, Automação Industrial, Eletromecânica, Eletrotécnica, Eletrônica, Mecânica, Informática, Química, Estradas, Telecomunicações, Segurança do Trabalho, Administração e Farmácia, conforme estabelecido no Edital Nº 51/2021. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas AQUI. É necessário ter CPF, documento oficial de identificação com foto próprio e e-mail atualizado. Cada candidato inscrito no Processo Seletivo para Cursos Técnicos receberá um número para sorteio, cuja listagem será divulgada no dia 14 de abril, no Portal de Seleções.

A seleção e a classificação dos candidatos serão realizadas por meio de um sorteio público eletrônico, auditado e transparente, transmitido ao vivo pelo canal IFFTube, no dia 15 de abril, às 11h. Esses números serão sorteados aleatoriamente, independentemente da quantidade de vagas disponíveis. A classificação dos candidatos será feita de acordo com a ordem do sorteio e, após sua realização, o sistema de resultados fará a classificação final de acordo com o curso, turno e cota a que concorrem. O resultado preliminar está previsto para o dia 19 de abril, e o resultado final para o dia 22 de abril. Os aprovados devem observar as datas para realização da matrícula, de acordo com o campus ofertante do curso para o qual foi aprovado. Todas as informações podem ser acompanhadas pelo Portal de Seleções.

Para cursos de graduação – Bacharelado e Licenciatura – são ofertadas 477 vagas nos Campi Bom Jesus do Itabapoana, Cabo Frio, Campos Centro, Campos Guarus, Itaperuna e Macaé, nos seguintes cursos: Ciência e Tecnologia dos Alimentos, Gastronomia, Hotelaria, Biologia, Física, Química, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Mecânica, Engenharia de Computação, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Ambiental, Sistemas de Informação, Sistemas de Telecomunicações, Ciências da Natureza (Ciências e Biologia, Ciências e Física ou Ciências e Química), Geografia, Letras – Português e Literaturas, Teatro, Música, História, Educação Física e Matemática, conforme estabelecido no Edital Nº 50/2021. O Concurso Vestibular para Ingresso nos Cursos de Graduação 2021 – 1º Semestre é destinado aos portadores de Certificados de Conclusão do Ensino Médio (antigo 2º grau) ou de curso equivalente. O candidato deve ter participado de uma das edições do Enem de 2018 ou 2019 ou 2020, já que escolherá, no momento da inscrição, uma delas para ter a nota considerada para o processo de seleção.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas AQUI. É necessário ter CPF, documento oficial de identificação com foto próprio e e-mail atualizado. Além disso, será necessário informar o número de inscrição do Enem. Atenção: não informar nenhum dado de terceiros, sob risco de ser eliminado do processo. No dia 14 de abril será divulgada no Portal de Seleções a lista de inscritos no Concurso Vestibular. O resultado preliminar será divulgado no dia 19 de abril, e o resultado final está previsto para ser divulgado no dia 22 de abril. A relação de candidatos selecionados em cada curso será publicada em ordem de classificação, respeitadas as devidas reservas de vagas. A classificação final será por meio da média aritmética das notas obtidas nas áreas de Linguagem e Códigos e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias e Redação do Enem, de acordo com o ano escolhido pelo candidato, considerando a ordem decrescente do total de pontos obtidos. Os aprovados devem observar as datas para realização da matrícula, de acordo com o campus ofertante do curso para o qual foi aprovado. Todas as informações podem ser acompanhadas pelo Portal de Seleções.

Para tirar quaisquer dúvidas, o candidato poderá encaminhar e-mail para [email protected] ou para a Comissão de Processo Seletivo do campus ofertante do curso pretendido, conforme especificado no Art. 10 do Edital do Processo Seletivo e no Art. 9° do Edital do Vestibular. O IFF também disponibilizou uma página em seu portal com os contatos de whatsapp de cada campus para tirar dúvidas e/ou fornecer informações complementares. Além disso, estão relacionados na página os dias e horários de atendimento em cada unidade. Acesse AQUI.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress