Inmet emite alerta de ‘perigo’ para risco de chuvas intensas em cidades da região

Em algumas cidades há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas

A atualização dos modelos meteorológicos indica que a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) ainda se faz presente nesta segunda-feira (21), reforçando assim a chuva em áreas do Rio de Janeiro. A formação de um vórtice em altos níveis intensifica ainda mais esse sistema, segundo a Climatempo. Entre esta segunda (21) e terça-feira (22), a previsão é de chuva volumosa em toda a Serra Fluminense, com acumulados totais entre 50 e 100 mm acontecendo a qualquer momento do dia. Pontualmente esse valor pode ser ainda mais alto, e se aproxima dos 150 mm.

Os temporais atuam sobre áreas já fragilizadas, com solo encharcado, como a Zona da Mata mineira e a Serra Fluminense. Por isso, é mantida a situação de risco geo-hidrológico, como deslizamento de terra e encostas, alagamentos, enxurradas e transbordamento de córregos, alerta a Climatempo.

Tem Instagram ❓❓ Siga o SF Notícias no Insta > @sfnoticias

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para risco de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, e ventos intensos (40-60 km/h). O aviso abrange quase todo o estado do Rio. Mas, em alguns municípios o risco de temporais é mais alto. O Inmet prevê chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, e ventos intensos (60-100 km/h).

Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. O aviso vale para Aperibé, Bom Jardim, Bom Jesus do Itabapoana, Cambuci, Cantagalo, Carmo, Cordeiro, Duas Barras, Italva, Itaocara, Itaperuna, Laje do Muriaé, Macuco, Miracema, Natividade, Nova Friburgo, Porciúncula, São Fidélis, São José de Ubá, São Sebastião do Alto, Teresópolis, Trajano de Moraes, Petrópolis, Varre-Sai, e outras cidades.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress