Inmet emite alerta de “grande perigo” para chuvas intensas em cidades da região

Há risco de queda de árvores, descargas elétricas, alagamentos e enxurradas. Mais cedo o CPTEC também colocou a região em alerta para fortes chuvas
Fotos: SF Notícias

A passagem de uma frente fria por alto mar e a circulação dos ventos em vários níveis da atmosfera estão estimulando a formação de nuvens muito carregadas sobre o estado do Rio de Janeiro. Segundo a Climatempo, a situação permanece muito preocupante em todo o estado neste fim de semana. Devido à atuação de fortes áreas de instabilidade, o risco para novos temporais é alto, especialmente entre a região metropolitana, a Costa Verde e o interior fluminense. Com os volumes expressivos e a chuva intensa, há risco de alagamentos e deslizamentos de encostas. Mais cedo o SF Notícias informou que o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) havia emitido um alerta para temporais na região (veja AQUI). O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também emitiu um alerta nesta tarde, de “grande perigo” para chuvas intensas.

Segundo o Inmet, há previsão de chuva superior a 60 mm/h ou maior que 100 mm/dia, e ventos superiores a 100 km/h. O órgão alerta para o grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, de queda de árvores, descargas elétricas, alagamentos, enxurradas e grandes transtornos no transporte rodoviário. O aviso abrange Aperibé, Cambuci, Italva, Itaocara, Itaperuna, Miracema, Santo Antônio de Pádua, Cardoso Moreira, Campos dos Goytacazes, São Fidélis, Cordeiro, Cantagalo, Macuco, Nova Friburgo, Santa Maria Madalena, São Sebastião do Alto, entre outras cidades. Em caso de emergência os moradores devem acionar a Defesa Civil (199) e/ou Corpo de Bombeiros (193).

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress