Moradores da região estão na expectativa de que volte a chover significativamente para aliviar o calorão. Ao longo da semana, alertas foram publicados, mas a chuva só chegou para algumas cidades. Nesta quinta (13), ao menos três alertas para chuvas intensas e tempestades foram emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) para todo o estado do Rio de Janeiro.
Um deles é de PERIGO para tempestades. Está prevista chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h) e até queda de granizo. Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.
O aviso abrange principalmente cidades serranas como Bom Jardim, Cantagalo, Cordeiro, Duas Barras, Macuco, Nova Friburgo, Santa Maria Madalena, São Sebastião do Alto, e Trajano de Moraes, mas áreas de Itaocara, Santo Antônio de Pádua, entre outras, também podem ser afetadas.
Já para os demais municípios da região, o alerta é de perigo potencial para chuvas intensas, com acumulados de até 50 mm e ventos que podem passar dos 40 km/h. O alerta é válido até as 10h desta sexta-feira (14).