Inmet alerta para baixa umidade do ar em São Fidélis, Itaocara, Pádua, Madalena, Cordeiro e região

Segundo o órgão, a umidade relativa do ar deve variar entre 30% e 20%. O tempo seco e baixa umidade também dificultam a dispersão de gases poluentes e de fumaças das queimadas, que vêm sendo registradas na região

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) colocou municípios das regiões Norte/Noroeste e Serrana em alerta para baixa umidade do ar nesta quinta-feira (19/09). Segundo o órgão, a umidade relativa do ar vai variar entre 30% e 20%. O alerta é válido até às 16h. O nível ideal para o organismo humano, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), gira entre 40% e 70%, por isso os cuidados com a hidratação, principalmente de crianças e idosos devem ser redobrados.

O alerta abrange Aperibé, Cambuci, Italva, Itaperuna, Itaocara, Miracema, Pádua, Cardoso Moreira, São Fidélis, Campos, Macaé, Bom Jardim, Cantagalo, Cordeiro, Macuco, Friburgo, Santa Maria Madalena e São Sebastião do Alto. Quando o nível de umidade fica abaixo de 30%, podemos sentir dor de cabeça, agravamento de rinites alérgicas, ter sangramento nasal, garganta seca e irritada, sensação de areia nos olhos, ressecamento da pele, cansaço e indisposição. O tempo seco e baixa umidade também dificultam a dispersão de gases poluentes e de fumaças das queimadas, que vêm sendo registradas na região. A região também tem registrado altas temperaturas. Nesta quinta (19) e sexta (20) a máxima pode chegar inclusive aos 40°C em algumas cidades.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress