Inea vai monitorar a qualidade da água de 120 rios

Rio Paraíba do Sul foto Vinnicius Cremonez 2
Fotos: Vinnicius Cremonez/Arquivo

A partir desse ano, o Inea (Instituto Estadual do Meio Ambiente) passará a divulgar trimestralmente os boletins de qualidade da água dos principais rios que cortam o estado.  A primeira série do relatório foi disponibilizada no site do instituto em Novembro de 2013.

O objetivo dos boletins é tonar acessíveis à população informações relativas ao monitoramento realizado em 182 estações instaladas em 130 rios , relacionadas com o respectivo porte de importância para o abastecimento de água. As informações dos bolettin atual já estão disponíveis no site do Inea.

RIO PARAIBA DO SUL FOTO VINNICIUS CREMONEZ 1Serão nove boletins, divididos por regiões hidrográficas, desde a Baía da Ilha Grande, na região Sul Fluminense, até o Baixo paraíba Sul e Rio Itabapoana, no Noroeste Fluminense.  Segundo os resultados, os rios são classificados nas cinco categorias do Índice de Qualidade da Água, que vão de Excelente a muito Ruim. No primeiro boletim, a região de São Fidélis foi classificado em Média.

A qualidade ambiental é avaliada conforme nove parâmetros bacteriológicos e físico-químicos, que incluem temperatura, oxigênio dissolvido, entre outros quesitos.

Entre os rios monitorados, o que tem melhor qualidade de água, é o Rio São João em Silva Jardim. O Rio Preto em Itatiaia e o Rio Paraíba do Sul, também se destacaram.

RIO PARAIBA DO SUL FOTO VINNICIUS CREMONEZ 3 RIO PARAIBA DO SUL FOTO VINNICIUS CREMONEZ 2

 

 

 

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress