Inea inicia capacitação de técnicos para atuação em caso de surgimento de mancha de óleo em praias do RJ

Participantes aprenderam técnicas de avaliação do cenário emergencial, coordenação de ações para limpeza das praias e destinação ambiental adequada do resíduo recolhido
Fotos: Divulgação Inea

O Instituto Estadual do Ambiente(Inea), órgão vinculado à Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, iniciou nesta segunda-feira (11/11) a capacitação do corpo técnico dos municípios de São Francisco do Itabapoana, São João da Barra, Campos dos Goytacazes, Carapebus, Quissamã, Rio das Ostras, Casimiro de Abreu, Macaé, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Búzios e Saquarema. O treinamento, para atuação em caso de surgimento de mancha de óleo nas praias fluminenses, contou com a participação de 67 técnicos, e foi realizado nas instalações do Porto Açu, localizado em São João da Barra, no Norte Fluminense. A capacitação, que termina nesta terça-feira (12), é ministrada pela Gerência de Operações em Emergências Ambientais (Geopem), do Inea.

Segundo o Inea, no treinamento, os participantes aprenderam técnicas de avaliação do cenário emergencial, coordenação de ações para limpeza das praias e destinação ambiental adequada do resíduo recolhido, com atividades práticas na praia do Açu. A capacitação também abordou diferentes tipos de cenários, de acordo com as características de cada praia, além das técnicas que devem ser empregadas para a retirada dos diferentes tipos de resíduos oleosos. O assessor técnico da Geopem e coordenador do treinamento, Ricardo Marcelo, ressaltou a importância da preparação dos municípios para que as equipes possam atuar com rapidez e eficácia: “Estamos nos preparando para o enfrentamento deste cenário, pois é fundamental que todos saibam o que fazer, e como fazer. A ideia também é que os municípios contribuam com o conhecimento que têm sobre as características e peculiaridades das faixas litorâneas”, disse.

Na semana passada, o Inea realizou a capacitação de 80 pessoas, entre técnicos da Defesa Civil Estadual, das superintendências, das unidades de conservação e da Gerência de Fauna do próprio órgão ambiental estadual, além de militares do Exército. A qualificação foi uma ação definida pelo grupo de trabalho especial criado pelo governador Wilson Witzel no final de outubro para acompanhamento e vigilância das manchas de óleo na costa brasileira. Na última quinta-feira, fragmentos do óleo que atinge o litoral do Nordeste chegaram ao Espírito Santo. Nesta segunda (11) o governo divulgou o Plano de Emergência para o Surgimento de Óleo em Praias, guia que define as ações necessárias para preparação e resposta ao surgimento de manchas no mar e em faixas de areia.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress