Inclusão social: Vídeos de canal no YouTube criado por fidelense passam a ter intérprete de libras

O tema central é o futebol, mas de acordo com o fidelense Daniel Costa, outros temas serão abordados para alcançar diversos públicos, principalmente os deficientes auditivos
Fotos: arquivo pessoal

Que o futebol é uma das grandes paixões brasileiras, não há dúvidas. Mas, não é só na tela da TV que o esporte atrai a atenção dos torcedores, já que ele ganhou espaço em plataformas digitais, como o YouTube. Um desses apaixonados por ver a bola rolar no gramado é o Daniel Souza Costa, natural de São Fidélis, que atualmente vive em Macaé. Para compartilhar notícias sobre o time de coração, o Clube de Regatas do Flamengo, e também do futebol em geral, ele criou um canal no YouTube, o Nerd Fla. “Primeiramente eu decidi criar o canal pra abordar os temas de futebol de uma forma diferente das que vejo canais independentes (de torcedores de futebol) fazerem. Na grande maioria eles não têm uma interação, só filmam e postam. Então decidi fazer, e me inspirando em grandes canais como o VOCÊ SABIA e o EI NERD, que eu assisto muito” – conta. E essa interação está prestes a ser ainda maior, já que o canal passará a ter vídeos com um intérprete de libras. “Queremos levar interação e alegria aos 10 milhões de brasileiros que não podem ouvir, mas que querem sentir tudo igual a nós” – destaca o fidelense. (continua após a publicidade)

O intuito é justamente a inclusão social, o que incentivou o fidelense a também falar sobre outros times e assuntos. “Não é justo com o torcedor de outro time que tenha deficiência auditiva eu não levar informação a ele. Vou agregar vários temas como filmes, desenhos, para levar a esse grande público deficiente auditivo, que na maioria das vezes é deixado de lado” – ressalta. O intérprete é o André Conceição de Carvalho, que logo topou a ideia. “Na verdade, o desejo dele (do Daniel) é o que eu sempre sonho, que eu venho lutando há 14 anos, que é levar a inclusão. Então, quando ele fez o contato falando do projeto dele e me convidando para contribuir com o conhecimento que eu tenho, e levando essa informação principalmente para os deficientes auditivos, que são esquecidos, ele está de parabéns pelo projeto, pela iniciativa” – ressalta. (continua após a publicidade)

André iniciou o curso de Libras em 2006, e em 2007 se voluntariou a dar aulas de capoeira na Associação Macaense de Deficientes Auditivos, tendo assumido a parte de Educação Física, chegando a ser técnico da federação de futebol de surdos do Rio. “Vou me sentir feliz quando ver um atleta surdo recebendo para defender o seu município, o seu estado ou a sua nação, enquanto isso não acontecer vou continuar lutando” – frisa. O primeiro vídeo com o intérprete já garantiu um bom retorno, com o aumento no número de inscritos no canal. Neste domingo (02/08) foi lançado o segundo vídeo, que fala sobre o primeiro jogador surdo campeão de futebol americano (Veja AQUI). No momento Daniel grava em casa e envia o áudio para o André, que grava em libras. Uma das metas é alcançar 1.000 inscritos, para que o canal seja reconhecido pelo YouTube e eles possam continuar o projeto de inclusão, alcançando cada vez mais pessoas. “Se alguma empresa quiser apoiar o canal, 10% de tudo que o canal conseguir será revertido para a APAE, não só aqui de Macaé, mas de outros lugares. Pode parecer pouco, mas futuramente 10% pode representar uma boa quantia” – enfatiza. Clique AQUI para conhecer o Nerd Fla. O número para contato é (22) 9-9617-0494.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress