quinta-feira , 22 outubro 2020

Incêndio atinge região da Serra do Itacolomi em São Fidélis Bombeiros de Campos e de São Fidélis estão atuando no combate às chamas

Bombeiros de Campos e de São Fidélis estão atuando no combate às chamas

Foto: Ana Paula Oliveira

Um incêndio atinge nesse momento a região da Serra do Itacolomi, na zona rural de São Fidélis, no Norte Fluminense. Segundo um leitor do SF Notícias, o fogo começou a ser visto pelos moradores de Itacolomi na noite de quarta-feira (30/09). Ainda de acordo com o leitor, também há foco de incêndio em Toca Fria. Desde ontem, militares do Destacamento 2/5 do Corpo de Bombeiros de São Fidélis e do 5º GBM de Campos atuam no local. As localidades ficam na Zona de Amortecimento do Parque Estadual do Desengano. Ao SF Notícias, o gestor do Parque, Carlos Dário, informou que o incêndio ocorre em uma área de pasto e que as chamas não estavam seguindo em direção ao parque. (continua após a publicidade)

Ainda de acordo com o gestor, ontem os militares fizeram um primeiro combate. Carlos informou que está monitorando a situação, e caso haja necessidade, guardas-parque do Inea serão enviados para dar apoio no combate. De acordo com a assessoria de imprensa do Corpo de Bombeiros, onze militares estão atuando no local nesse momento. Os militares foram divididos em duas equipes. Uma está atuando pelo lado do Recreio e a outra em Itacolomi. Os bombeiros estudam se haverá necessidade do uso de uma aeronave, já que as chamas estão em um local de difícil acesso.

Grande incêndio no ano passado
No ano passado uma grande área de proteção foi destruída por um incêndio na localidade de São Benedito. O local faz parte da APA Rio do Colégio. O Corpo de Bombeiros montou uma grande operação com militares de seis cidades, várias viaturas e dois helicópteros. Um posto de comando foi montado na Fazenda São Benedito e a operação de combate durou cinco dias. A ação contou com apoio de Guardas-Parque do Inea, da Defesa Civil e da Secretaria de Meio Ambiente do município.

Mais do SFn