Igreja Matriz restaura acervo histórico

Igreja Matriz de São Fidélis Foto Vinnicius Cremonez 5
Fotos: Luciana Vieira/Vinnicius Cremonez

A Igreja Matriz de São Fidélis de Sigmaringa iniciou neste mês de janeiro a recuperação de seu acervo histórico cultural. Serão realizados trabalhos de limpeza em livros que contém registros de Batismo de índios e escravos do período onde o Brasil ainda era Colônia e Império, também serão restaurados registros de óbito, casamento e cartas circulares da Igreja Católica  no período entre os  séculos XVIII à XX .

Igreja Matriz de São Fidélis Foto Vinnicius Cremonez 6O acervo já tinha passado por uma limpeza no ano de 2013, inclusive os registros de batismo foram todos digitalizados. Os arquivos permaneceram guardados no interior da Igreja, e com o tempo muitos começaram a ser novamente atacados por traças e outras pragas, portanto esta iniciativa tem como objeto a limpeza  e preservação dos documentos e será realizada pelo historiador Evandro Freitas.

Igreja Matriz de São Fidélis Foto Vinnicius Cremonez 7Segundo o Padre Luis Carlos, esse trabalho possibilitará que a história da Igreja e da  região de São Fidélis e municípios vizinhos como Itaocara e Cambuci, sejam guardados para que gerações futuras tenham contato com seu passado.

A limpeza  não contemplará todos os livros antigos, se restringirá somente aos que apresentaram  alguma alteração causada por pragas, e posteriormente serão colocados em um local apropriado totalmente protegido de ação de qualquer tipo de praga.

Durante os primeiros dias de restauração, foram encontrados selos de D. Pedro Primeiro, D. Pedro Segundo, Barão de Vila Flor,  selo da República e Selo Imperial.

Igreja Matriz de São Fidélis Foto Vinnicius Cremonez 3Estamos preparando uma matéria especial, onde iremos contar e mostrar com lindas imagens, um pouco da história da Igreja Matriz de São Fidélis. Nossa equipe foi até o topo da igreja, chegamos no alto da cúpula. Percorremos vários pontos da Igreja, entre eles, o Museu Paroquial Rita Maria de Abreu Maia e estivemos nas catacumbas, local feito para enterrar corpos de Índios e da Irmandade Religiosa, mas que não foi usado devido a enchente que atingiu a Igreja.

Igreja Matriz de São Fidélis Foto Vinnicius Cremonez 2Segundo a lenda, aonde é as catacumbas existia um túnel ligando a Igreja ao Colégio Estadual de São Fidélis, passando por debaixo da Praça Guilherme Tito de Azevedo, da Avenida Sete de Setembro, da Rodoviária e do Jardim Ana Passos.

Vamos contar algumas curiosidades, como o nome verdadeiro da conhecida Praça dos Namorados, além da história da mulher da vassoura. Você vai conhecer e relembrar um pouco da história dos 204 anos da Igreja Matriz de São Fidélis de Sigmaringa. Uma história de muita Fé.

 

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress