IFF oferece 1600 vagas para cursos técnicos e graduação em Campos, Cordeiro, Itaperuna, Macaé e Pádua

Veja os cursos oferecidos, onde estão as vagas e como fazer a sua inscrição
Fotos: SF Notícias

O Instituto Federal Fluminense (IFF) está com 1649 vagas abertas para o 1º semestre de 2019, em seus Cursos Técnicos e de Graduação, e que estão sendo disponibilizadas por meio de processos seletivos que contam com requisitos diferenciados: Ingresso de Portadores de Diploma, Reingresso de estudantes evadidos e Transferências Externa e Interna.

As inscrições poderão ser realizadas no período de 11 a 15 de fevereiro, no campus que oferta a vaga, mediante a apresentação de uma série de documentos que os interessados devem verificar nos editais que regem cada seleção e que estão disponíveis no Portal de Seleções do IFF, no endereço www.selecoes.iff.edu.br.

Ingresso de Portadores de Diploma: destina-se a candidatos que possuem diploma de Curso de Graduação, cursado em Instituições reconhecidas pelo Ministério da Educação, e que desejam fazer um novo curso. São disponibilizadas 90 vagas para os campi Bom Jesus do Itabapoana, Cabo Frio, Campos Centro, Campos Guarus, Itaperuna e Macaé.

O candidato deverá apresentar, no ato de inscrição, comprovante de pagamento de taxa no valor de R$ 65,00, a ser paga por meio de GRU Simples, conforme orientações do Art. 6.º, do Edital N.º 09/2019.

O Processo Seletivo será baseado em Análise dos documentos apresentados; Avaliação Acadêmica, que considerará a compatibilidade curricular entre os cursos; e Prova de Aptidão/Habilidade Específica para os candidatos às vagas dos cursos de Design Gráfico e Licenciatura em Música.

Reingresso para estudantes em situação de “evasão”: estudantes que deixaram de frequentar o curso no IFF, que encontram-se em situação de “evasão” e que queiram reabrir sua matrícula poderão se candidatar a uma das vagas disponíveis: são 215 vagas para os Cursos de Graduação dos campi Bom Jesus do Itabapoana, Cabo Frio, Campos Centro, Campos Guarus, Itaperuna e Macaé; e 602 vagas para os Cursos Técnicos do Campus Avançado São João da Barra e dos campi Bom Jesus do Itabapoana, Cabo Frio, Campos Centro, Campos Guarus, Itaperuna, Macaé, Quissamã, Santo Antônio de Pádua e Unidade de Formação de Cordeiro.

O deferimento do pedido de Reingresso para Estudantes em situação de “evasão” estará condicionado à Avaliação Acadêmica, com base nos critérios estabelecidos nos Editais N.º 10/2019 (Graduação) e N.º 11/2019 (Técnico), tais como reingressar no mesmo curso e campus, análise de aproveitamento de estudos, entre outros.

Transferência Externa: este processo é destinado a estudantes regularmente matriculados, no ano letivo de 2019, em Cursos de Graduação de outras instituições de Ensino Superior, reconhecidos e/ou autorizados pelo Ministério da Educação, que tenham interesse em transferência para Cursos de Graduação do IFF.

São 416 vagas nos campi Bom Jesus do Itabapoana, Cabo Frio, Campos Centro, Campos Guarus, Itaperuna e Macaé. Para concorrer a uma das vagas é preciso fazer o pedido de transferência a partir do 2º período e haver compatibilidade curricular, conforme orientações do Edital N.º 12/2019.

O candidato deverá apresentar, no ato de inscrição, comprovante de pagamento de taxa no valor de R$ 65,00, paga por meio de GRU Simples. Já o Processo Seletivo será baseado em Análise da integridade dos documentos apresentados; e Avaliação Acadêmica, que considerará a compatibilidade curricular entre os cursos.

Transferência Interna: para estudantes de graduação do IFF que desejam trocar de curso ou de campus, este processo seletivo disponibiliza 326 vagas noscampi Cabo Frio, Campos Centro, Campos Guarus, Itaperuna e Macaé. É preciso que o interessado esteja regularmente matriculado no 2.º Semestre de 2018 e que haja compatibilidade curricular.

O Processo Seletivo será baseado em Análise da integridade dos documentos apresentados; Verificação da aprovação do estudante nos componentes curriculares dos períodos anteriormente cursados; e Avaliação Acadêmica que considerará compatibilidade curricular entre os cursos, conforme orientações do Edital N.º 13/2019.

O resultado das seleções será divulgado nos dias 25 de fevereiro ou 13 de março, de acordo com o campus. Todas as informações estão disponíveis em www.iff.edu.br.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress