Idoso que morreu no sábado era o único paciente internado no Centro de Covid de São Fidélis

Desde o último dia 05 a enfermaria está vazia. O idoso era o único paciente internado na UTI Covid. Município tem registrado queda no número de casos diários, internações, mortes e procura por exames

Mais cedo o SF Notícias mostrou que São Fidélis voltou a confirmar morte em decorrência da Covid-19. A vítima é um idoso de 72 anos, que morava no distrito de Colônia. Ele era o único paciente que estava internado na UTI do setor de Covid, mas no sábado, dia em que completou um mês internado, o idoso não resistiu. Já a enfermaria do setor de Covid da unidade está vazia desde o dia 05.

Tem Instagram ❓❓ Siga o SF Notícias no Insta > @sfnoticias

Apesar de ter atingido a marca de 144 mortes por Covid, o município tem registrado queda nos números de novos casos, internações e mortes. Ao longo do mês de outubro, por exemplo, São Fidélis registrou o menor número de novos casos de Covid-19 desde novembro de 2020. No último mês o município confirmou 89 casos e 05 mortes em decorrência da doença. Em setembro foram 185 casos e 10 mortes.

O município também tem registrado queda na procura por testes de Covid na Vigilância em Saúde. De acordo com a superintendente, Hítalla Valentim, antes a vigilância encaminhava em torno de 150 amostras, por dia, de materiais colhidos em moradores para exames no laboratório de referência do estado. Hoje esse número chega no máximo a 20 por dia. Para a superintendente, o principal motivo para essa queda é a vacina.

“A população teve uma boa adesão a vacina, por mais que algumas pessoas ainda se recusem. Também o diagnóstico agora mais rápido e mais preciso através do PCR, que ajuda bastante quanto as medidas a serem tomadas mediante pacientes com resultado positivo e as orientações a serem seguidas para evitar a transmissão do vírus”, disse Hítalla ao SF Notícias.

De acordo com o último vacinômetro atualizado, mais de 66% do público-alvo – pessoas acima dos 12 anos – já estão com o esquema vacinal completo. Cerca de 30.304 moradores, o que corresponde a 84,86%, já tomaram a primeira dose, e 23.885 já receberam as duas doses ou dose única, o que corresponde a 66,89%. A dose de reforço já foi aplicada em 2.497 pessoas.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress