Idosa tem cisto ‘gigante’ retirado do ovário em cirurgia no Hospital Armando Vidal, em São Fidélis

De acordo com o hospital, a paciente de 65 anos foi encaminhada para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com uma evolução satisfatória

Imagens: Divulgação/ Hospital Armando Vidal

Foi realizada na última terça-feira (15), no Hospital Armando Vidal, em São Fidélis, uma laparotomia para retirada de um cisto ovariano ‘gigante’. De acordo com o médico responsável, o obstetra Marino Oliveira, a paciente não soube precisar há quanto tempo percebeu o volume abdominal.

“Vale lembrar que é uma paciente na terceira idade, de biotipo magra e que apresentava o abdômen como de uma gestante de final de gestação. Isso é sem sombra de dúvidas reflexo da dificuldade que a população tem de ter acesso aos serviços de saúde e principalmente ao longo período que ficamos sem realizar cirurgias eletivas e com os ambulatórios de especialidades fechados. Agora estamos muito sobrecarregados, com filas intermináveis de pacientes aguardando cirurgia e cada vez mais eles chegarão para ser atendidos com quadros avançados e mais graves, infelizmente é nossa triste realidade” – disse o médico, lembrando o período mais crítico da pandemia de Covid-19.

Tem Instagram ❓❓ Siga o SF Notícias no Insta > @sfnoticias

Ele destacou que o cisto ovariano pode ser detectado no início do quadro através de exame de ultrassonografia e reforçou a importância da realização de consultas e exames periódicos. “O exame de preventivo não faz diagnóstico de doença ovariana e sim de doenças do colo do útero somente. Daí a importância de uma avaliação completa e periódica pelo ginecologista” – frisou. De acordo com o Hospital Armando Vidal, a paciente de 65 anos foi encaminhada para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com uma evolução satisfatória. Será realizada a biópsia do material para confirmação ou descarte de doença maligna.

VEJA MAIS

VEJA MAIS