IBGE: Último dia de inscrições para cargo de Recenseador com oportunidades em várias cidades da região

Para concorrer a uma das mais de 181 mil vagas o candidato precisa ter o ensino fundamental completo

Terminam hoje (19/03) as inscrições do processo seletivo para contratação temporária de 181.898 recenseadores que vão trabalhar no Censo Demográfico 2021 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os interessados devem se inscrever no site do Cebraspe, empresa organizadora da seleção. Na última segunda (15), foram encerradas as inscrições para agentes censitários municipais (ACM) e agentes censitários supervisores (ACS), que coordenarão a operação censitária em cada cidade. Segundo IBGE, os recenseadores são os profissionais que vão visitar todos os domicílios do país, entrevistando os moradores. Para concorrer a uma das mais de 181 mil vagas, distribuídas por 5.297 municípios, o candidato precisa ter o ensino fundamental completo. No ato da inscrição, ele poderá escolher a área de trabalho e em qual cidade realizará a prova. A taxa de inscrição é de R$ 25,77 e deve ser paga até 22 de março em qualquer banco ou pela internet.

Na região, há oportunidades para Aperibé, Cambuci, Italva, Itaocara, Itaperuna, Santo Antônio de Pádua, Miracema, Campos dos Goytacazes, São Francisco de Itabapoana, Cardoso Moreira, Macaé, São Fidélis, Bom Jardim, Cantagalo, Cordeiro, Macuco, Nova Friburgo, São Sebastião do Alto, Santa Maria Madalena, entre outras cidades. Os recenseadores são remunerados por produtividade. O IBGE preparou um simulador online, disponível no hotsite do Censo 2021 (AQUI), que calcula quanto o profissional vai receber de acordo com a quantidade de residências visitadas e pessoas entrevistadas, considerando ainda a taxa de remuneração de cada setor censitário, o tipo de questionário preenchido (básico ou amostra) e o registro no controle da coleta de dados. Para estimar a remuneração, basta acessar o simulador, informar o município e quantidade de horas que pretende dedicar. A jornada de trabalho recomendável para os recenseadores é de, no mínimo, 25 horas semanais.

De acordo com o IBGE, os candidatos a recenseador serão selecionados por uma prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, com 10 questões de Língua Portuguesa, 10 questões de Matemática, 5 questões sobre Ética no Serviço Público e 25 questões de Conhecimentos Técnicos. A prova será aplicada no dia 25 de abril. “O conteúdo a ser cobrado na prova está detalhado no edital. Disponibilizamos também uma apostila de Conhecimentos Técnicos, preparada pelo IBGE, para que o candidato obtenha os conhecimentos necessários para responder as questões sobre a operação censitária. A apostila e o Código de Ética do IBGE estão disponíveis no site do Cebraspe”, informou o coordenador de Recursos Humanos do IBGE, Bruno Malheiros. Clique AQUI para se inscrever.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress