Hospital São José do Avaí, em Itaperuna, precisa de doações de sangue com urgência

A proximidade das férias, de datas comemorativas de fim de ano e outros períodos de feriados prolongados precede um período de estoques baixos nos bancos de sangue
Divulgação: Hospital São José do Avaí

O Hospital São José do Avaí, unidade em Itaperuna, que é referência em todo o Noroeste Fluminense, voltou a fazer um apelo por doações de sangue, com urgência. Segundo a unidade, são necessários todos os tipos sanguíneos. Com as proximidades das férias, de datas comemorativas como natal e ano novo e outros períodos de feriados prolongados, o estoque tende a ficar ainda mais baixo nos bancos de sangue. Por outro lado, é também neste período que tendem a ocorrer mais acidentes de trânsito, já que as estradas ficam mais movimentadas, aumentando a demanda por sangue nas unidades.

Para doar basta comparecer ao Núcleo de Hemoterapia, localizado na Rua Coronel Luiz Ferraz, 397, no Centro de Itaperuna. De 7h da manhã às 12h da tarde, de segunda à sexta. É indispensável a apresentação de um documento original com foto. É preciso estar em boas condições de saúde; ter entre 16 e 69 anos (pessoas acima de 60 anos só podem doar se já tiverem doado sangue alguma vez antes dessa idade); pesar no mínimo 50kg; estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas); além de estar alimentado, e ter evitado alimentos gordurosos. Os doadores não devem apresentar nenhum sintoma gripal; quem recebeu vacina só poderá doar após 30 dias e devem ser adotadas todas as devidas precauções quanto à pandemia.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress