Hospital Público de Macaé realiza terceira doação de órgãos deste ano

Equipe do Programa Estadual de Transplantes fez a captação de rins, córneas e fígado

O Hospital Público de Macaé (HPM) realizou no início desta semana a terceira captação de órgãos do município neste ano. A ação da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIDHOTT), em parceria com Programa Estadual de Transplantes (PET), foi considerada um sucesso.

A doadora foi uma mulher de 41 anos, que estava internada no HPM desde o dia 8 de abril, com aneurisma cerebral. Na sexta-feira (26/04), foi constatada a morte cerebral através de exames específicos. A equipe do PET fez a captação dos rins, córneas e fígado.

Segundo a voluntária Denize Neto, que faz parte da CIDHOTT, a família foi consultada e orientada sobre o processo de doação de órgãos. “A família foi muito solícita, pois acreditavam que a mesma ficaria feliz em ajudar alguém que dependia desses órgãos para sobreviver”, relatou. Ela ressalta que, para ser doador, é fundamental comunicar à família o desejo da doação, o que não precisa ser por escrito.

Córnea, rim, fígado, coração, pulmão, pâncreas e fêmur podem ser doados por pessoas mortas. As duas primeiras captações de órgãos do ano no HPM foram em janeiro e março, os doadores foram dois jovens um de 22 anos e outro de 27 anos, respectivamente, ambos vítimas de acidente de trânsito.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress