Hora de salvar vidas: unidade móvel do Hemocentro estará em Italva, São Francisco e Bom Jesus este mês

O Hemocentro Regional de Campos continua precisando da doação de todos os tipos sanguíneos, principalmente O positivo e O negativo. A unidade móvel também estará em Varre-Sai e São João da Barra

Imagem ilustrativa

Neste mês de dezembro, a unidade móvel do Hemocentro Regional de Campos, anexo ao Hospital Ferreira Machado (HFM), estará em pelo menos cinco municípios da região com o objetivo de estimular a doação de sangue. Para agendar a ida do ônibus aos bairros e a outros municípios, basta ligar para o telefone (22) 98173-0463 ou enviar mensagem, em forma de ofício, para o e-mail [email protected].

O município de Italva recebe a unidade móvel nesta quarta-feira (07/12); na quinta (08) será a vez de São Francisco de Itabapoana; nos dias 13 e 14 será a vez de Varre-Sai ajudar a salvar vidas. No dia 20 a unidade móvel estará no Vip’s Center Shopping, em Campos, no dia 22 em São João da Barra e no dia 27 em Bom Jesus de Itabapoana.

A assistente social da unidade, Maria Gonçalves, lembra que o Hemocentro está aberto de segunda a sexta-feira, além de sábado, domingo e feriado, das 7h às 18h, mesmo em dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo de 2022. A unidade, segundo ela, continua precisando da doação de todos os tipos sanguíneos, principalmente O positivo e O negativo. “Em dias de chuva, os doadores ficam com dificuldade de locomoção e acabam não comparecendo ao Hemocentro, causando impacto negativo na captação”, explicou Maria.

Para doar sangue, a pessoa deve evitar alimentos gordurosos como leite e seus derivados (queijo, iogurte, manteiga), massas, frituras, ovos, maionese, sorvete, chocolate, entre outros, nas três horas que antecedem a doação. A mesma orientação vale para quem vai doar no período da tarde.

O doador também precisa estar em bom estado de saúde, ter idade a partir de 16 anos (neste caso, acompanhado do responsável legal), apresentar um documento de identificação com foto, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12h e pesar mais de 50 kg.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress