Homenageando 1º cuidador e São Francisco de Assis, Lobo-guará resgatado na região é batizado de Chiquinho

Segundo o Parque Estadual do Desengano, Chiquinho é uma forma de homenagear uma das pessoas que deu os primeiros cuidados ao Lobo-guará, a São Francisco de Assis (protetor dos animais) e a Chico Mendes

Lembra dele? O Lobo-guará, espécie ameaçada de extinção, que havia sido resgatado em julho com subnutrição e com sarna na zona rural de Santo Antônio de Pádua, vem se recuperando bem e ganhou um nome. Há alguns dias noticiamos que ele precisava de um nome. As redes sociais do SF Notícias e do Parque Estadual do Desengano (PED) receberam inúmeras sugestões. A equipe do PED analisou todas as sugestões e decidiu batizar o Lobo-guará de Chiquinho, um dos nomes sugeridos nos comentários.

Tem Instagram ❓❓ Siga o SF Notícias no Insta > @sfnoticias

Carlos Dário, gestor do Parque Estadual do Desengano, contou as razões que favoreceram a escolha do nome: homenagear ao primeiro cuidador; homenagear a São Francisco de Assis, protetor dos animais, e homenagear a Francisco Alves Mendes, o Chico Mendes, que foi seringueiro e ativista político brasileiro na luta pela preservação do meio ambiente. Ele foi premiado por seu ativismo, recebendo o Global 500 da Organização das Nações Unidas (ONU), na Inglaterra, e a Medalha de Meio Ambiente da Better World Society, nos Estados Unidos.

“Chiquinho é um nome afetuoso; todo mundo grava ou conhece um!”, disse Dário.

Chiquinho segue recebendo cuidados no Centro de Reabilitação de Animais Silvestres da Universidade Estácio de Sá – RJ, mas em breve ele estará de volta onde todos os animais devem estar: na natureza!  “Queremos soltar ele plenamente recuperado; tá faltando recuperar a cobertura de pelos integralmente”, informou Carlos Dário.

Ao SF Notícias, Kyssila Mayara, que foi uma das primeiras a ter contato com o Lobo-guará, disse que foi o primeiro nome que lhe veio à cabeça quando viu ele pela primeira vez. “Fiquei perto há todo momento, conversando com ele pra não ficar assustado e então o chamei de Chiquinho, e acabou ficando. O tempo que ele ficou na minha casa, eu o chamei assim. Ele apareceu em um dia; acionamos o Bombeiro, mas ele fugiu. No dia seguinte ele voltou, aí meu marido conseguiu prender e dei o nome a ele”, contou ela.

As imagens do antes e depois são surpreendentes! Hoje batizado de Chiquinho, o Lobo-guará está em plena recuperação e logo será reintroduzido na natureza.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress