Hemocentro Regional tem queda drástica de doações e cirurgias eletivas são suspensas

Localizada em Campos, a unidade fornece bolsas para cerca de 25 instituições hospitalares em mais de 10 municípios da região
Fotos: Secom

Diante da drástica redução no número de doadores voluntários no período de pandemia, o Hemocentro Regional de Campos dos Goytacazes fez um apelo para que a população compareça à unidade e realize a doação de sangue. Devido ao baixo número de doações, as cirurgias eletivas foram suspensas e apenas os casos de emergência estão sendo atendidos. “A doação é importante para regularizar os estoques do banco de sangue, que estão abaixo do ideal. Enfrentamos dificuldades para atender à demanda, o baixo estoque está atendendo apenas os casos de extrema emergência de pacientes’ – destacou a Diretora do Hemocentro Regional, a médica Sandra Chalhoub. A direção da unidade tem redobrado os cuidados de higiene desde janeiro para dar mais segurança aos funcionários e doadores que são atendidos. Além disso, todos os doadores passam por uma triagem, que verifica se o candidato está apto a fazer a doação de sangue. (continua após a publicidade)

De acordo com nota técnica do Ministério da Saúde, pessoas que tiveram contato com pacientes infectados ou com suspeita da Covid-19 estão impedidas de doar sangue pelo prazo de 14 dias. Para quem foi considerado caso suspeito ou confirmado, o prazo é de 30 dias após a melhora dos sintomas. A doação deve ser realizada com intervalo mínimo de 60 dias para homens e 90 dias para as mulheres. Assim, é possível doar sangue até quatro vezes por ano para os homens e três para as mulheres, ajudando a salvar diversas vidas. O Hemocentro funciona todos os dias, das 7h às 18h, na Rua Rocha Leão, n° 2, no bairro Caju, em Campos. O telefone da unidade é (22) 98175-2599.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress