Hemocentro Regional tem programação especial na Semana do Doador, em Campos

Nesta segunda (25) é comemorado o Dia do Doador Voluntário de Sangue; Doadores serão recebidos com café da manhã, música e homenagens
Fotos: Divulgação

O Hemocentro Regional de Campos dos Goytacazes celebrará seus 30 anos de funcionamento com uma programação especial nesta Semana do Doador Voluntário de Sangue. Com a colaboração da sociedade civil, do Hospital Ferreira Machado (HFM) e de órgãos municipais, a unidade vai homenagear colaboradores e doadores. A Semana do Doador será aberta às 10h desta segunda-feira (25/11), Dia Nacional do Doador, estendendo-se até sexta-feira (29). Nesta segunda os doadores serão recebidos com um Café da Manhã, música e homenagens ao doador mais antigo, aos que mais doaram (homem e mulher) e ao doador de plaquetas. Durante a semana, além de lanche especial, os doadores participarão de sorteios de brindes. Na sexta a programação culmina com a comemoração dos 30 anos do Hemocentro Regional de Campos.

Para a diretora do hemocentro, Sandra Chalhub, a homenagem aos doadores voluntários de sangue é uma forma de lembrar o quanto são especiais, pois é através do gesto deles que vidas podem ser salvas. “Os doadores de sangue são responsáveis por proporcionarem aos pacientes a possibilidade de dar continuidade aos tratamentos de vários tipos de doenças hematológicas, câncer, transplantes de medula, fígado, coração. É também através deles que cirurgias de emergência, cardíacas e ortopédicas, entre outras, podem ser realizadas, salvando as vidas de inúmeros pacientes”. Vale ressaltar que a cada uma bolsa, quatro vidas podem ser salvas.

Para doar é preciso ter entre 16 e 69 anos – para os menores é necessário o consentimento dos responsáveis – e entre 60 e 69 anos, a pessoa só poderá doar se já o tiver feito antes dos 60 anos. É preciso pesar no mínimo 50 quilos e estar em bom estado de saúde. O candidato deve estar descansado, não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação, não fumar e não estar de jejum. No dia da doação é necessário levar documento de identidade com foto. O Hemocentro Regional funciona anexo ao Hospital Ferreira Machado, em Campos.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress