Hemocentro regional precisa de doação de sangue; com estoque crítico, cirurgias eletivas são suspensas

O Hemocentro Regional de Campos atende a 16 municípios nas regiões Norte e Noroeste Fluminense. Em média são necessárias 70 doações diárias, mas nos últimos dias, está abaixo de 10

Hemocentro Regional de Campos está operando com estoque crítico e, por esse motivo, está com as cirurgias eletivas suspensas. O movimento de doadores este mês apresentou queda em relação aos meses anteriores, prejudicando a situação das reservas de sangue já afetadas pela pandemia do novo coronavírus. Em média são necessárias 70 doações diárias, mas nos últimos dias, está abaixo de 10.

Tem Instagram ❓❓ Siga o SF Notícias no Insta > @sfnoticias

Para o uso do sangue, além do teste de sorologia que é feito no Hemocentro, é necessário o teste de biologia molecular, realizado no Polo do Hemorio. “Só podemos liberar o sangue para uso, após passar pelo exame fica liberado entre 24 e 48 horas após a coleta”, explica a diretora do Hemocentro, Sandra Chalhoub.

Segundo Sandra, a evasão de doadores no mês de dezembro é nacionalmente histórica, mas este ano, tem o agravante da pandemia da Covid-19 e também o surto de gripe causado pelo vírus H3N2 registrado no estado do Rio de Janeiro. “Esse é um mês de muitos acidentes. As urgências não têm como ser controladas, por isso, necessitamos ter o estoque para atendê-las”, disse Sandra lembrando um grave acidente que aconteceu no início da tarde de quarta-feira (29). A coleta de sangue é essencial e um procedimento seguro. Os doadores podem comparecer diariamente ao Hemocentro, inclusive finais de semana e feriados, das 7h às 18h. “Nessa sexta-feira, dia 31 e sábado, dia 1, o Hemocentro vai funcionar normalmente”.

Podem doar sangue pessoas saudáveis, com idade entre 16 e 60 anos, ou até 69 anos (caso tenham doado antes dos 60 anos de idade). Também é necessário pesar acima de 50 quilos, estar descansado e não ter praticado atividades físicas intensas pelo menos cinco horas antes. Em relação à alimentação, é preciso estar bem nutrido, com refeições leves e sem gordura nas 3 horas anteriores à doação de sangue. O Hemocentro Regional de Campos atende a 16 municípios nas regiões Norte e Noroeste Fluminense.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress