Há um ano fiéis e padre de São Fidélis iniciavam a 2ª Bike Romaria com destino ao Santuário de Aparecida

Neste Dia Nacional do Ciclista, o SF Notícias relembra a última Bike Romaria, que reuniu quatorze fiéis, entre eles, o padre Gaspar. Foram mil quilômetros pedalados em uma semana
Fotos: arquivo pessoal/ Padre Gaspar

Nesta quarta-feira (19/08) é celebrado o Dia Nacional do Ciclista, data que foi instituída através da lei 13.508/2017. Para esses atletas profissionais e amadores, o ano de 2020 está sendo atípico, já que não estão sendo realizados eventos esportivos devido à pandemia do novo coronavírus. Em celebração a data, o SF Notícias relembra um grande desafio de resistência física, movido principalmente pela fé, que reuniu quatorze fiéis de São Fidélis, no Norte Fluminense, entre eles o Padre Gaspar Pelegrini. No dia 20 de agosto de 2019 eles iniciaram a segunda Bike Romaria, rumo a ‘casa’ de Nossa Senhora, o maior templo mariano do mundo. O grupo composto por uma mulher e treze homens pedalou por cerca de 500 km passando em um único dia por Cambuci, Itaocara, Aperibé, Santo Antônio de Pádua, Pirapetinga, Estrela Dalva, Volta Grande e Além Paraíba. No segundo dia passaram por Três Rios, Andrade Pinto e Vassouras. No terceiro dia, os fiéis pedalaram por Barra do Piraí, Volta Redonda, pela região do vale do Paraíba, Barra Mansa e Resende. No quarto e último dia foi a vez de Itatiaia, Queluz, Lavrinhas, Cruzeiro, Cachoeira Paulista, Canas, Lorena e Guaratinguetá. (continua após a imagem)

Além dos 500 quilômetros até o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em São Paulo, 12 integrantes do grupo também retornaram para São Fidélis sobre duas rodas, ou seja, pedalaram mais de 1.000 km em apenas uma semana. Ao SF Notícias, o padre Gaspar Pelegrini conta que o grupo já havia se programado para a III Bike Romaria e que estariam inclusive chegando à cidade na tarde de ontem, caso a pandemia não tivesse mudado os planos. “Marcamos os treinos, cheguei a fazer o contato com as cidades onde a gente para, deixando tudo mais ou menos esquematizado, em Aparecida também, chegamos a reservar o hotel. Estaríamos chegando em São Fidélis ontem de tarde. Mas, devido ao coronavírus, mesmo havendo a possibilidade de Aparecida já estar funcionando, achamos melhor cancelar” – disse. Uma Bike Romaria mais curta deve ser realizada ainda neste ano, para uma capela em Varre-Sai que é uma réplica da Basílica. Serão 280 quilômetros de ida e volta. Assim como nos últimos anos, haverá momentos de oração e reflexão no percurso até a capela.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress