Há três anos, Tocha Olímpica passava por São Fidélis, Itaocara, Cordeiro e outros municípios

Milhares de moradores acompanharam o percurso do mais antigo símbolo das olimpíadas; Data ficou marcada na história de quem participou do revezamento
Fotos: SF Notícias

Há exatamente três anos as ruas de Cordeiro, Itaocara, São Fidélis, Campos, Conceição de Macabu e Macaé receberam o revezamento da Tocha Olímpica, que sem dúvidas ficará marcado nas histórias desses e de outros municípios do Estado. Era um domingo chuvoso quando o comboio chegou à região. Mas, a chuva não foi capaz de desanimar os moradores e milhares deles foram às ruas acompanhar o percurso do maior símbolo esportivo.

Revezamento da Tocha em Cordeiro

Em Cordeiro, a chama passou pela Rua Benjamin Constant, no Bairro Dois Vales, e seguiu pelas ruas Coronel José Olímpio de Carvalho e João Beliene Salgado, próximo ao Estádio José Jorge A Tocha Olímpica também passou pela Praça Coronel Antônio Pinto, na Avenida Raul Veiga, pela Avenida Presidente Vargas, e seguiu até o Parque de Exposições Raul Veiga. A data também foi marcada por uma grande festa no Parque de Exposições com diversas atrações culturais, apresentações de academias de dança e de ginástica. (Leia AQUI)

O revezamento também levou centenas de pessoas às ruas de Itaocara (foto à esquerda). O ponto maior da festividade aconteceu em uma praça localizada na frente da prefeitura, onde a população esperava pela chama olímpica. Balões formaram os arcos olímpicos. Na cidade, nove condutores se revezaram pela Avenida Marechal Floriano, Rua Frei Tomás, Rua Presidente Sodré e a Rua José. (Reveja AQUI)

Na “Cidade Poema” os preparativos começaram ainda na madrugada do dia (31). Ruas foram interditadas e faixas isolaram o espaço por onde foi feito o revezamento. A Praça Guilherme Tito de Azevedo foi cercada com grades. O policiamento também foi reforçado. Cerca de 27 policiais militares, 40 guardas municipais, agentes de trânsito e fiscais da prefeitura atuaram em São Fidélis, além da Força Nacional de Segurança, da Polícia Rodoviária Estadual e da Polícia Rodoviária Federal, que acompanham o comboio. 

A passagem da Tocha foi marcada por emoção, festa e muitos aplausos. Dez pessoas se revezaram por dois quilômetros na área central de São Fidélis. O ponto maior da festa foi quando o atleta da casa, o Cafu, carregou a tocha até um palco montado na Praça Guilherme Tito de Azevedo. Além de Cafu, também representaram a cidade o bombeiro Marcos Alecrim e o professor de arte marcial, mestre em Tai Chi Chua, Venceslau Cardozo de Oliveira, o “Mestre Lau”, que nasceu no município. Também carregaram a tocha em São Fidélis o Cristiano Luiz Bispo, a Cristiana Pereira de Azevedo, o Santiago Jorge Sanches e Willy da Silva Pinto e os policiais militares Thiago Araújo e Rogério Docio. (Confira mais sobre os condutores AQUI) Quem não acompanhou o evento pode ver de perto uma das tochas que foram conduzidas por São Fidélis no Museu e Biblioteca Municipal Corina Peixoto de Araújo, no Centro.

Nesta quarta (31), o fidelense Jansem Gonçalves, funcionário dos Correios de Campos, lembrou em seu perfil em uma rede social do dia histórico do qual participou (foto abaixo). Ele foi um dos condutores no município de Campos dos Goytacazes, sendo selecionado após uma avaliação de conduta. “E lá se vão três anos de um dos dias mais espetaculares da minha vida! Uma das melhores sensações vividas. Foi maravilhoso percorrer cada centímetro daqueles 200 m mega merecidos. Obrigado a todos que me apoiaram, que me prestigiaram e parabenizam… E parabéns a todos nós escolhidos, fizemos histórias. Nossos filhos… Poderão contar para nossos netos tudo que fizemos em 31 de julho de 2016! Obrigado SENHOR!” – postou o fidelense.

Entre os condutores em Campos, também estiveram nomes conhecidos como o do remador Thiago Braga, que atravessou o Rio Paraíba do Sul com a Tocha, o jogador de basquete Marcelinho Machado, campeão mundial pelo Flamengo e ex-atleta olímpico, as atletas do nado sincronizado Duda e Luísa, que estarão no Rio-2016, a ex-jogadora de vôlei Janina, bronze em Sidney-2000, o presidente e ex-jogador do Americano, Luciano Vianal, o corredor Fabrício Santos e o lutador Léo Santos, do UFC.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress