Guarda Municipal de Macaé terá reforço com armas não-letais

Já foi incluída no orçamento desse ano, a compra de 50 kits, contendo sparks, gel e espuma de essência de pimenta

A Guarda Municipal de Macaé fará uso de armas não-letais. Segundo a Secretaria de Ordem Pública, já foi incluída no orçamento desse ano, a compra de 50 kits, contendo sparks, gel e espuma de essência de pimenta. A previsão é que até junho já estejam disponíveis para utilização da Guarda.

A compra será feita após a aprovação da Lei nº 4.533/2019, sancionada pelo prefeito, Dr. Aluizio, na última semana. Ela autoriza a contratação direta de instrumentos de menor potencial ofensivo pela Guarda Municipal. O objetivo é contribuir para a promoção da segurança no município com o aprimoramento da capacitação e equipamentos utilizados pelos profissionais.

O processo de contratação direta para compra do spark é por ser a empresa Condor a única fabricante brasileira desse tipo de equipamento não-letal. A spark é uma arma que emite pulsos elétricos que provocam a incapacitação do indivíduo. Três agentes da Guarda Municipal de Macaé já atuam como instrutores e cento e cinquenta guardas já foram capacitados. Ao todo, a GM do município possui 497 agentes ativos.

“O que buscamos é uma guarda mais equipada, segura e mais preparada, atuando na devida forma para os munícipes. Todos os guardas passarão por treinamento para o uso de arma não-letal. Com a aquisição desses novos sparks, a própria empresa virá dar capacitação, que também servirá de atualização para os que já foram treinados”, explica o secretário de Ordem Pública, Sebastião Carneiro.

Também estão sendo adquiridos, e deverão chegar até março, coletes balísticos para utilização dos agentes. A compra tem como fator determinante a participação de agentes da Guarda Municipal na prisão de um assaltante no ano passado. “Os agentes vêm atuando de forma mais tática, por isso sentimos necessidade de mais esse equipamento para a proteção deles durante o trabalho”, completa o secretário.

As equipes que utilizam os kits (spark+gel e espuma de essência de pimenta), mais bastão, são a Patrulha Maria da Penha, o Grupo de Apoio Operacional (GAOp), Patrulha Comunitária, Serra e Coordenadoria de Apoio Preventivo Escolar (Gape).

A Guarda Municipal recebeu, no dia 11 desse mês, 11 novas viaturas que vão reforçar a segurança do município. São nove carros da marca Voyage e duas picapes Fiat Toro. Os veículos serão utilizados para atender às demandas da GM e, durante o Verão, nas áreas de mais movimento, como a orla das praias. A ação prevê, ainda, 70 agentes da Guarda Municipal nas ruas, a cada plantão.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress