Gripe aviária no RJ: Sobe para 7 o número de casos confirmados de H5N1 no estado

Dos sete casos confirmados no estado, três são de São João da Barra. Até o momento não há registro de transmissão para pessoas

O Governo do Estado recebeu, nesta terça-feira (06/06), a confirmação de mais um caso de ave silvestre migratória contaminada com o vírus da Influenza Aviária (H5N1). A espécie é uma trinta-reis-real, e foi encontrada em Niterói, na Região Metropolitana. Uma fragata (Fregata magnificens) já tinha sido identificada com a doença na mesma cidade.

Siga o SF Notícias no Instagram através do @sfnoticias

Em todo o estado, já são sete focos de casos registrados. Não há transmissão para pessoas. As secretarias de Estado de Saúde (SES-RJ) e de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento (Seappa) do Rio de Janeiro orientam a população a não tocar em aves silvestres com sinais de doença e acionar o serviço de vigilância sanitária. O estado registrou;

  • Três casos em São João da Barra
  • Dois em Niterói
  • Um em Cabo Frio
  • Um na Cidade do Rio de Janeiro.

Técnicos da Vigilância em Saúde da SES-RJ ressaltam que não há motivos de preocupação para a população sobre epidemia de H5N1, pois no momento não há transmissão direta, de pessoa para pessoa. É importante lembrar que a doença não é transmitida pelo consumo de carne de aves e nem de ovos. As infecções humanas pelo vírus da Influenza Aviária ocorrem por meio do contato direto com aves infectadas (vivas ou mortas).

“O mais importante é informar a população para evitar o contato com aves silvestres encontradas principalmente no litoral. Estamos ampliando a vigilância e orientando os 92 municípios”, disse o secretário de Estado de Saúde, Dr. Luizinho.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress