Governo do RJ lança Plano de Contingência para as chuvas de Verão

A Defesa Civil Estadual vai oferecer um modelo básico de Plano de Contingência para as prefeituras. O plano poderá ser preenchido levando em conta as peculiaridades de cada localidade, otimizando a condução das crises

O Governo do Estado do Rio de Janeiro lançou o Plano de Contingência para as chuvas de Verão 2020/2021. O documento traça protocolos para resposta rápida e integrada a emergências causadas por chuvas intensas no território fluminense. A apresentação aconteceu no Palácio Guanabara, após a realização de exercício simulado que capacitou agentes para uma resposta eficaz. “Uma das primeiras ações do meu governo foi montar um grupo de trabalho com foco nas chuvas. Este não é um plano de uma secretaria só. É um plano estadual para que possamos minimizar os impactos das chuvas para a população. Sempre fui defensor de que as secretarias e órgãos se falem. Não temos controle sobre a quantidade de chuva que cairá, mas sabemos que no Rio de Janeiro há questões perenes, e uma delas é a chuva. Não tenho dúvida de que o estado está avançando na parte de planejamento, organização e logística”, afirmou o governador em exercício Cláudio Castro.

continua após a imagem

O plano, que tem vigência de 12 meses, foi formulado com base em uma extensa análise de cenários de risco, no monitoramento constante de dados meteorológicos, hidrológicos e geológicos e na gestão inteligente de recursos, de forma articulada com os 92 municípios do estado. “O Plano de Contingência orienta o que deve ser feito e por quem em cada estágio de emergência, visando à volta ao estágio de normalidade e minimizando impactos. Ele é parte fundamental da estratégia da Sedec-RJ para o período de chuvas, que também inclui o desenvolvimento de mapas que mostram os locais mais suscetíveis a ocorrências de movimentação de massas; a reativação de sirenes em localidades com risco iminente; a capacitação de agentes; e a criação de cadernos para orientar as prefeituras, por exemplo”, explicou o secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro, coronel Leandro Monteiro.

Plano para os municípios
Para tornar mais eficientes as respostas dos municípios às emergências, a Defesa Civil Estadual vai oferecer um modelo básico de Plano de Contingência para as prefeituras. O plano poderá ser preenchido levando em conta as peculiaridades de cada localidade, otimizando a condução das crises. Com base em Relatórios de Diagnose previamente realizados, a Sedec-RJ também disponibilizará Cadernos de Recomendações para os gestores públicos municipais, com sugestões de políticas públicas, ações e boas práticas para uma administração voltada para a redução de riscos de desastres. O material, particularmente útil para os recém-eleitos, também vai orientar os prefeitos sobre a utilização de ferramentas de gestão desenvolvidas pela Defesa Civil para promoção da resiliência.

Hotsite
Para facilitar a comunicação com a população e estimular a atuação articulada com os municípios fluminenses, o Governo do Estado criou um hotsite do Plano de Contingência (http://www.contingenciaverao.rj.gov.br/). O canal, desenvolvido pelo Proderj, detalha ações planejadas na área de Defesa Civil, fornece informações meteorológicas atualizadas, indica possíveis ameaças de deslizamentos, inundações, alagamentos e enxurradas, aponta as áreas suscetíveis, além de informar contatos de emergência. O site também conta com orientações importantes sobre como evitar situações de risco e o que fazer em cada tipo de emergência.

Alerta por celular
Além disso, como parte do pacote para o enfrentamento de desastres, o Governo do Estado ampliou, nos últimos dias, os canais para informar a população sobre os riscos de desastres. Além do SMS, os alertas da Defesa Civil Estadual são enviados também por WhatsApp e Telegram. O cadastramento é gratuito. WhatsApp: Basta enviar mensagem para (21) 98596-9152 e seguir as instruções. Pelo Telegram, a adesão é feita por meio do link: t.me/monitoramentocemadenrj. Já por SMS, é preciso mandar o número do CEP para 40199.

Rede Salvar
O Estado do Rio Janeiro conta com o maior programa de voluntariado do país com foco em Defesa Civil. Criada pela Sedec-RJ, a Rede Salvar é composta, atualmente, por mais de 20 instituições e cerca de 3 mil cidadãos aptos para atuar em caso de emergência. Para se cadastrar, o voluntário deverá preencher o formulário de adesão ao serviço no site www.redesalvar.defesacivil.rj.gov.br.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress