Governo do Rio cria primeira floresta estadual na Região Serrana

1
Foto: Divulgação.

Na última quinta-feira (14/01), o governador Luiz Fernando Pezão publicou no Diário Oficial o decreto de criação da Floresta Estadual José Zago, no município de Trajano de Moraes. A floresta é a primeira estadual criada na Região Serrana, na área em que hoje é chamada de Horto Florestal de Trajano de Moraes.

Os objetivos da criação da unidade são: fortalecer as atividades que já ocorrem no horto, realizar um manejo florestal sustentável planejado,explorar o potencial da área como unidade produtora de sementes de espécies florestais nativas e desenvolver o turismo.

A floresta, com área de cerca de 29,18 hectares, será administrada pelo Instituto Estadual do Ambiente (INEA). O plano de manejo da unidade ainda não foi feito, o que deverá acontecer no prazo de dois anos.

O nome da Floresta Estadual homenageia o ex-chefe do Horto, José Zago, que começou a trabalhar no local em 1977e permaneceu até se aposentar, em 2008,passando por elevações de cargo. Nesse período, o Horto se tornou um dos mais produtivos do estado.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress