
Um estudo feito pelo Blog Sempre Família, colocou Nova Fribugo, na região serrana, entre as 15 cidades mais bem colocadas no ranking dos melhores municípios para se viver no estado.
O ranking foi montado exclusivamente com os dados que compõem o IDHM. Basicamente, são levados em conta três itens: vida longa e saudável (longevidade), acesso ao conhecimento (educação) e padrão de vida (renda). A partir dos cálculos de cada um desses fatores, se chega ao índice geral de IDHM, organizado no Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil, divulgado em 2013.
A metodologia do índice foi adaptada do IDH Global pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e pela Fundação João Pinheiro.
Conhecida por registrar as temperaturas mais baixas do estado, Nova Friburgo é uma cidade de médio porte, com cerca 189 mil habitantes, que tem a indústria têxtil e o turismo como grandes motores da economia local. Um dos apelidos dados à cidade é “Capital Nacional da Moda Íntima”, já que 25% de toda a produção de lingerie do país vem de Nova Friburgo, que aparece como a 12º melhor cidade para se viver no estudo.