Friburgo, Cantagalo e São Fidélis recebem equipamentos para monitoramento da qualidade da água

qwdfghjkhjk
Foto: reprodução

Cinco municípios do estado – Nova Friburgo, Cantagalo, São Fidélis, Campos dos Goytacazes e Italva – passarão a contar com equipamentos para monitoramento da qualidade da água e dos sedimentos nas bacias do Baixo Paraíba do Sul e do Rio Dois Rios, em uma parceria com a Agência da Bacia do Paraíba do Sul (Agevap) e comitês das bacias hidrográficas.

Os aparelhos, que vão compor cinco estações automatizadas, representam um investimento de R$ 470 mil. Eles foram doados por instituições da Alemanha participantes do Intecral – Projeto Integração de Ecotecnologias e Serviços para o Desenvolvimento Rural Sustentável do Rio de Janeiro, uma parceria do Rio Rural com três universidades (Colônia, Leipzig e Jena). O projeto tem a participação também da Emater-Rio e Pesagro-Rio (vinculadas à secretaria estadual de Agricultura e Pecuária do Rio de Janeiro) e oito pequenas empresas privadas alemãs, além de instituições de ensino e pesquisa estaduais e federais.

A entrega dos equipamentos foi feita no último sábado (30/4), na sede do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), em Nova Friburgo, pelo secretário estadual de Agricultura, Cristino Áureo, ao presidente do comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Dois Rios, Lícius de Sá Freire – que também representou o comitê da Bacia Hidrográfica do Paraíba do Sul e a Agevap.

De acordo com Christino Áureo, a parceria com o Intecral está promovendo um trabalho inovador na área ambiental do estado do Rio de Janeiro. “Sempre buscamos um diferencial para a agricultura em nosso estado e hoje ressaltamos a importância da sustentabilidade e do uso da tecnologia ambiental, no sentido de ajudar os agricultores a produzir mais, respeitando o meio ambiente. Com os equipamentos adquiridos nesta parceria com o Intecral, teremos uma radiografia da situação das nossas bacias e isso possibilitará não somente o aprimoramento das atividades do programa, como também das demais políticas públicas nesta área”, explicou o secretário.

Os equipamentos entregues serão utilizados nos pacotes de trabalho do projeto Intecral, voltados para apoio à gestão de bacias hidrográficas; gestão da água, monitoramento e governança; desenvolvimento de sistemas integrados de apoio à decisão; modelagem integrada e avaliação de cenário; e gestão sustentável das águas residuais em sistemas descentralizados.

“É fundamental que os equipamentos sejam instalados nas microbacias o mais rápido possível, para que nós tenhamos acesso a dados fundamentais para as pesquisas que estão sendo realizadas dentro desta parceria com o Rio Rural. Estamos muito felizes com a chegada desses equipamentos, que vão auxiliar técnicos e pesquisadores do Brasil e da Alemanha”, declarou a bióloga Claudia Raedig, coordenadora de pesquisas do Intecral.

As cinco unidades de monitoramento serão operadas pelos comitês de bacias hidrográficas e vão disponibilizar dados para a sociedade, permitindo a melhor gestão dos recursos hídricos. “Os equipamentos, de última geração, vão disponibilizar dados importantíssimos, aos quais até então não tínhamos acesso. São dados de qualidade e quantidade hídrica que poderão ser utilizados para diversos estudos e direcionamento de ações. O mais importante é que estes dados serão públicos, abertos aos governos e a toda sociedade. É uma grande conquista para as bacias do rio Dois Rios e do Baixo Paraíba do Sul”, ressaltou Lícius Freire.

Segundo Lícius, os equipamentos ficarão no município sob a guarda da concessionária Águas de Nova Friburgo e deverão ser instalados até o final deste segundo trimestre. “Assim como na Europa, esses equipamentos geram a curiosidade das pessoas. Por isso, estamos estudando locais próprios e com segurança nos três municípios”, explicou, ressaltando que o sistema de monitoramento estará interligado e integrado com o projeto do Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul, o “Siga Ceivap”.

Também estiveram presentes no evento a presidente da Emater-Rio, Stella Romanos; os secretários de Agricultura e de Meio Ambiente de Nova Friburgo, Selmo Santos e Daniel Cardoso; o secretário de Meio Ambiente de Cordeiro, Paulo Araújo; o secretário executivo do Rio Rural, Nelson Teixeira, a coordenadora técnica do programa, Helga Hissa; técnicos do Inea, Emater-Rio, Pesagro-Rio e ITT; além de pesquisadores do Intecral; representantes de comitês de bacias hidrográficas e da concessionária Águas de Nova Friburgo.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress