A passagem de uma frente fria coloca o estado do Rio de Janeiro em perigo para temporais já neste primeiro final de semana de abril, alerta a Climatempo. O risco de temporal e fortes pancadas de chuva sobre o centro-sul do estado do Rio de Janeiro, aumenta a partir da tarde de sexta-feira (04) com o deslocamento do sistema.
Os modelos meteorológicos de previsão do tempo indicam uma situação bastante preocupante para este evento, com acumulados expressivos entre a sexta-feira (04) e o domingo (06), mas destacando o sábado (05) como o dia mais crítico. A chuva acumulada em apenas um desses dias pode superar o volume médio para todo o mês de abril, que de acordo com o INMET é entre 100 e 140 mm.
Esta é uma situação preocupante, visto que se assemelha a outros eventos de chuva extrema que ocorreram em Petrópolis, Teresópolis, Angra e Paraty nos últimos anos. A Climatempo adverte para chuva contínua com potencial de enchentes, enxurradas e de alagamentos de vias urbanas, e não se descarta o risco de deslizamentos e queda de barreira.
Além disso, as fortes rajadas de vento podem provocar queda de árvores e de estruturas metálicas. Em cidades do Norte e Noroeste Fluminense, a chuva mais volumosa está prevista entre sábado e domingo.
Para esta terça, o Instituto Nacional de Meteorologia emitiu alerta de perigo potencial para possibilidade de chuvas intensas em municípios das regiões Norte e Noroeste Fluminense e Região Serrana.