Freelance: qual a importância do portfólio profissional e como destacar suas competências?

O enfoque da reportagem de hoje será destinado, exatamente, ao mundo do freelance, às plataformas e à rotina dos profissionais que passam dias buscando como fazer uma lista de figuras em plataformas digitais da melhor forma possível

A informalidade é um fenômeno que vem tomando conta do Brasil já há diversos anos devido a uma série de fatores, como a recessão econômica, e questões legais como a reforma trabalhista, que afetou vários trabalhadores.

No entanto, este quadro se intensificou de maneira drástica durante a pandemia, chegada ao Brasil no início do ano de 2020, há praticamente dois anos.

Com toda a recessão econômica e a instabilidade política vivida no Brasil já antes do coronavírus, a pandemia veio para se tornar a cereja de um bolo não muito agradável.

O resultado de todos estes fatores foi a taxa de desemprego atingir níveis não vistos no país há várias décadas, de maneira que diversos trabalhadores brasileiros recorrem à duas fontes principais:

  • Freelance
  • Informalidade

Com este quadro em mente, é essencial que entendamos: como é possível se tornar um freelancer? Quais os contatos necessários e competências que profissionais autônomos precisam ter?

O enfoque da reportagem de hoje será destinado, exatamente, ao mundo do freelance, às plataformas e à rotina dos profissionais que passam dias buscando como fazer uma lista de figuras em plataformas digitais da melhor forma possível.

Portanto, como o mercado de freelancers vem sendo uma das principais maneiras para se sustentar, principalmente ao longo da pandemia, vamos entender um pouco mais sobre este universo.

A importância do portfólio profissional

Diferentemente do mercado tradicional, a maior parte dos freelancers, independentemente de sua área de atuação, recorre aos portfólios ao invés dos tradicionais currículos. Isso ocorre pois o portfólio é capaz de destacar habilidades práticas, além da experiência.

Por exemplo, no caso de um revisor ou redator, o currículo deste profissional é capaz de mostrar se ele consegue ou não trabalhar com a formatação de imagem nas normas da ABNT ou como nomear figuras nas normas ABNT.

No entanto, o portfólio consegue mostrar a qualidade e o nível de domínio que o candidato possui destas qualidades e competências. 

Atualmente, no mercado moderno, não basta saber se o profissional é capaz de fazer algo ou não. Mas também saber se ele é capaz de fazer isso com excelência é necessário.

Agora que vimos o porquê de os freelancers recorrerem ao portfólio, majoritariamente, ao invés dos currículos tradicionais, é importante também entender como desenvolver um portfólio de excelência que seja capaz de comprovar habilidades.

  • Portfólio expositivo
  • Uso de imagens
  • Apresentação coesa
  • Ordem cronológica
  • Ordem de importância

Todos estes pontos são indispensáveis para realizar um portfólio convincente que possa lhe garantir uma oportunidade. A ordem, no entanto, varia de acordo com a preferência pessoal.

Contudo, diversos pesquisadores e consultores na área apontam a importância de pensar em uma ordem que destaque seus melhores trabalhos em momentos essenciais.

Por exemplo, para destacar a eficácia de sua formatação de tabelas e gestão de dados, tente colocar um projeto de início e um no final de sua apresentação, pensando em manter estes dois projetos específicos na mente de seus avaliadores!

O uso de elementos expositivos

Uma das principais técnicas para desenvolver uma apresentação convincente e, portanto, um ótimo portfólio, é o uso de imagens, tabelas, figuras gráficos que possam ilustrar os seus êxitos profissionais e sucesso com projetos prévios.

Além disso, desenvolver legendas de imagens para descrever cada situação e projeto e referenciar imagens presentes no seu portfólio é essencial para nortear o avaliador.

Desta maneira, quem estiver analisando seu portfólio conseguirá fazer uma associação entre o elemento visual e a razão pela qual ele foi inserido naquela seção!

Ainda, o uso de imagens, gráficos e outros elementos visuais não só enriquece seu portfólio, mas também comprova suas habilidades de edição e revisão, desejáveis em diversas empresas, sobretudo no mercado de freelancers online.

A coerência de seu portfólio

Outro elemento importantíssimo é o sentido e a coerência de seu portfólio ao longo da apresentação. Pense nele como um TCC ou outro projeto acadêmico, com uma ordem específica a ser seguida para que o entendimento da obra seja claro.

Portanto, como foi dito acima, pense em uma ordem de importância para sua apresentação ou então uma ordem cronológica de projetos, para que o avaliador consiga ver sua evolução ao longo do tempo e ao longo dos projetos desenvolvidos.

Considerações finais

Este pequeno guia é útil independente da área de atuação do freelancer, desde os profissionais mais teóricos, como os professores particulares, até os escritores e editores de vídeo. Cada um destes possui especificidades únicas.

Contudo, um portfólio desenvolvido e estruturado com excelência é o que irá garantir uma oportunidade a todos estes profissionais, assim como um bom currículo.

VEJA MAIS

VEJA MAIS